Candidatura do PMDB é a primeira a ser deferida em Guapimirim

A única possível ameaça à candidatura de Ismeralda foi derrubada em maio pelo ministro Gilmar Mendes

Adversários diziam nas ruas que Ismeralda seria impugnada

A chapa majoritária formada pela aliança PMDB/PTN é a primeira a ter o registro deferido no município de Guapimirim. O juiz Raphael Baddini de Queiroz Campos, da 149ª Zona Eleitoral, homologou a candidatura de Ismeralda Rangel Garcia, que tem o vereador Alcione Barbosa Tavares, o Alcione do Posto (PTN) como vice. A confirmação da candidatura de Ismeralda pela Justiça foi um balde de água fria sobre os candidatos a prefeito pelo PDT e PSDB, Jocelito Pereira de Oliveira, o Zelito Tringuelê e Marina Pereira da Rocha, a Marina do Modelo, que estavam apostando numa impugnação que sequer havia sido pedida pelo Ministério Público, como os adversários andaram propagando pela cidade.

“Nunca tive dúvida que minha candidatura seria confirmada pela Justiça, até porque não há nenhum empecilho jurídico ou impedimento legal em relação ao meu nome, a não ser a vontade de algumas pessoas que gostariam de me ver fora da disputa eleitoral”, comemora a candidata.

Além de Zelito e Marina (candidata que tem o apoio do prefeito Marcos Aurélio Dias), disputam a Prefeitura com Ismeralda Rangel, Paulo Alves dos Santos (PC do B), Noemi Augusto do Couto (Rede) e Zózimo Lopes Fonseca (PTC), enquanto 178 postulantes se inscreveram para concorre a vereador. Nenhuma dessas candidaturas aparece no sistema do TSE como deferida e pelo menos um candidato, Eraldo Siqueira Valim (PCdoB) apresentou renúncia antes mesmo de seu nome ser apreciado pela Justiça Eleitoral.

A única possibilidade de impugnação foi derrubada em maio pelo ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral no julgamento de um agravo de instrumento proposto pelos advogados Celso Sardinha e Fabrícia Cuco no Processo 34550.2012.619.0149, derrubando uma sentença anterior do TRE, que a deixaria inelegível.

*Matéria atualizada às 11h19 do dia 21 de agosto de 2016

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.