Servidores denunciam mais pressão em Guapimirim

Nos últimos meses funcionários da Educação tem se queixado de pressões e apontam até mesmo constrangimento

Indicados por vereadores que apoiam adversários são substituídos por nomes apontados por candidatos do governo

O governo que atrasa salários, que não assegura os direitos adquiridos pelos servidores, é o mesmo que estaria usando do poder para ajudar os candidatos apoiados pela máquina administrativa, principalmente através das secretarias de Educação e Saúde. Pelo menos é disso que voltam a se queixar funcionários revoltados com o uso da máquina administrativa, pressões e esforço para transformar servidores em cabos eleitorais, inclusive, afirmam, sob ameaça de transferência. Está semana, por exemplo, vazou uma lista imprensa de um CD do qual – além de vários processos de licitação para contratação de fornecimento e serviços com recursos do Fundeb – constam nomes de funcionários da rede municipal de ensino, que por terem sido indicados por vereadores que decidiram não apoiar a candidata a prefeita indicada pelo prefeito Marcos Aurélio Dias, a vereadora Marina Rocha Pereira, a Marina do Modelo (PSDB), foram substituídos.

Da lista, que deverá ser entregue ao Ministério Público ainda esta semana, fazem parte auxiliares de secretaria, de creche, de cozinha e serviços gerais, além de porteiros, vigias, serventes, merendeiras, um instrutor de informática, duas diretoras adjuntas, uma diretora, uma coordenadora e uma auxiliar de classe para alunos especiais, em um total de 40 nomes, que teriam sido substituídos, de acordo com a lista, em sua maioria por indicados pela vereadora Rizê Silvério, ex-secretária de Educação, a quem, afirmam, servidores do setor estariam sendo coagidos a declarar apoio.

Funcionários afirmam que antes das convenções partidárias aconteciam reuniões planejadas em residências, café da manhã, encontros nos quais eram traçadas metas a serem cumpridas, que estariam sendo cobradas agora. Servidores dizem que os alocados em unidades dos bairros Vale das Pedrinhas e Vila Olímpia em substituição a indicados por vereadores contrários aos interesses políticos do governo, tem que arrumar não mais 20 – como havia sido estabelecido antes -, mas 30 pessoas para apoiar a ex-secretária de Educação. De acordo com a lista, os funcionários substituídos pelos supostos indicados da ex-secretária, seriam ligados aos vereadores Alcione do Posto, André Azeredo e Franklin Adriano.

 

Matérias relacionadas:

Gravação aponta uso da máquina administrativa em Guapimirim

Política suja: pressão sobre servidores aumenta em Guapimirim

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.