Artesãos fluminenses ganham centro de referência

Os artesãos cadastrados pelo governo do estado do Rio de Janeiro agora tem um espaço só para eles (Foto: Marcelo Horn)

O Espaço TurisArte reúne peças produzidas por artistas de 26 municípios

Os mais de sete mil artesãos cadastrados pelo governo do estado do Rio de Janeiro contam agora com um centro de referencia, onde poderão mostrar suas peças. É o Espaço TurisArt, localizado em Botafogo, na Zona Sul carioca, que desde ontem está funcionando como um espaço permanente de lazer e cultura. O TurisArte foi montado na localizado na Rua Real Grandeza, n° 293, em imóvel recuperado e reestruturada pela Furnas Centrais Elétricas e está aberto com uma mostra de peças produzidas em 26 municípios e áreas de convivência, além de oficinas que permitirão ao profissional aprimorar suas técnicas e expandir os conhecimentos para relacionamento com o mercado.

No espaço há artigos de decoração, vestuário, assessórios e utensílios domésticos, feitos a partir de matéria-prima variando entre tecido, papel, madeira, pedras, argila, couro, vidros, metais e até escamas de peixe. “O artesanato tem uma relação muito tênue com o turismo. Os turistas respondem por uma parcela enorme entre os consumidores destes produtos. O interesse pela identidade regional de nossas cidades e a exclusividade de cada objeto atraem o olhar do visitante para as peças que serão disponibilizadas no espaço. O volume de profissionais vem aumentando muito em função de o mercado estar cada vez mais interessado no segmento. O TurisArte chega para suprir esta carência e proporcionar um crescimento organizado e valorizado do artesanato em nosso estado”, explica o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.

As pelas os artesão fluminenses foram apresentadas antes na exposição dos produtores cadastrados no Programa Estadual de Artesanato na Casa Brasil, espaço do governo federal, localizado no Píer Mauá, no Boulevard Olímpico. “É muito gratificante observar o peso e a importância que o artesanato vem tendo neste momento olímpico, singular no Rio. Começamos com uma bela exposição na Casa Brasil, e na mesma semana reabrimos este equipamento fundamental que é o TurisArte, em Botafogo. Ganha a valorização de nossa cultura e o turismo, assim como o comércio, através do aquecimento das economias regionais da capital e principalmente do interior do estado”, destaca a coordenadora do Programa de Artesanato, Nea Mariozz.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.