Concurso de Magé chega ao fim com 3.770 convocados

Foram chamados 1.416 classificados fora do número de vagas oferecidas

Maior processo seletivo já realizado no município, o concurso público promovido em 2012 pela Prefeitura de Magé chegará ao fim no próximo dia 22 como o certame a tramitar mais rapidamente entre os realizados no estado do Rio de Janeiro no período de 2010 a 2013. De acordo com as treze listas de chamadas já divulgadas, todos os 2.354 aprovados dentro do estabelecido no edital foram convocados e mais 1.416 classificados – assim juridicamente denominados por terem ficado fora do número de vagas oferecidas no edital – e os últimos convocados foram chamados essa semana. Segundo informações obtidas até ontem pelo elizeupires.com, o concurso não será prorrogado e também não deverão ocorrer novas convocações até o próximo dia 22. A administração municipal, entretanto, pretende realizar um novo processo seletivo, esse para funções não contempladas no de 2012.

Embora o edital que sustentou processo seletivo não estipulasse cadastro de reserva e a Prefeitura tenha feito convocações muito além do que estava previsto, alguns classificados se acham com direito a assumir, o que, no entender de alguns especialistas na matéria, “é juridicamente questionável!”. Alguns classificados já anunciaram que pretendem entrar na Justiça reivindicando a convocação, o que, de acordo com os especialistas, não é nada fácil de conseguir. “As pessoas tem todo direito de recorrer à Justiça. Se o concurso caduca no dia 22 de maio o candidato tem prazo de 120 dias, a contar do dia 23, para fazer isso, mas vai alegar o que? Falar de desistências não ajuda em nada porque foram convocados mais de mil além dos 2.354, as chamadas são por ordem de classificação e essa foi respeitada. Se para uma determinada função o edital ofereceu 100 vagas e 10 aprovados desistiram, essas 10 vagas já foram ocupadas pelos candidatos que ficaram na ordem subsequente, entre as 101ª e 110ª posições. Então quais vagas sustentarão na Justiça como não preenchidas? Isso seria fácil se não tivessem ocorrido convocações além das vagas do edital, mas isso é com os candidatos. Se quiserem ir à Justiça podem fazê-lo”, diz o advogado José Carlos Tavares. 

Já a advogada Fernanda Meira acredita que deverão acontecer muitos questionamentos de classificados, sobre a possível existência de vagas em aberto, que poderiam estar ocupadas por contratados temporários. “O problema é que se fala muito e prova-se pouco. Na Justiça o ouvi dizer não funciona, é preciso provar, mas o candidato que estiver disposto a tentar tem mais é que ir ao Poder Judiciário mesmo”, conclui.

Documentos relacionados:

Edital do concurso

Resultado final

Primeira chamada

Segunda chamada

Terceira chamada

Quarta chamada

Quinta chamada

Sexta chamada

Sétima chamada

Oitava chamada

Nona chamada

Décima chamada

Décima primeira chamada

Décima segunda chamada

Décima terceira chamada

 

Comentários:

  1. Bom dia,
    fico muito feliz em saber que a prefeitura esta efetivamente dando posse aos concursado
    isto e de grade valia pois só assim se combate os currais eleitorais que nossa cidade viveu
    por muitos anos .

  2. Cumprindo a lei. Rumo aos contratos. as vezes eu passo pelo centro de Piabetá, e vejo várias placas: proibido estacionar, ciclovias em frete ao comércio onde tem carga e descarga do comércios, e as pessoas brigando uma com as outras. _ Olha a bicicleta! _ Olha o guarda de transito! _ Preciso pegar o produto e o guarda está querendo me multar! Impossível de cumprir a lei! Mas devemos cumprir a lei. Parabéns para os que cumprem a lei. Finalmente os aprovados no concurso fora o quadro de vagas, vão trabalhar, serão contratados. Felicidades!

  3. Quem diria que o exemplo viria de uma cidade tão conhecida por seu passado de irregularidades. Aqui em Petrópolis não foram chamados ainda nem os aprovados no número de vagas.

    1. Minha cara, você não foi aprovada. Se tivesse já estaria trabalhando há muito tempo, pois a Prefeitura convocou todos os 450 PII dentro das vagas oferecidas no edital. Depois chamou 500 classificados. Você foi é classificada, muito mal classificada por sinal.

  4. Se as pessoas desse concurso soubesse o é que enrolar com as chamadas não reclamariam de nada. Aqui em Beldord Roxo nenhum aprovado no número de vagas do concurso de 2012 foi chamado ainda e a validade termina em junho. Magé ofereceu 2.354 vagas, convocou mais de 3.700 e tem gente descontente. Difícil esse povo.

    1. Bom dia. Você acabou de ler a última matéria publicada sobre esse processo seletivo. Depois do último parágrafo estão 15 documentos relacionados. Vão do edital a 13a convocação e você nos pergunta como faz para saber sobre as convocações. Tenta de novo clicando sobre as palavras vermelhas, que são os links que a levarão direto a cada edital de convocação. Abraço e boa sorte.

  5. O último parágrafo da matéria é o que vale a atenção de todos os “classificados”. Existem sim, muitos contratados em todas as secretarias. Quanto a provar estes casos, é só solicitar as folhas de pagamento.

    1. A matéria vale por todo o seu conteúdo. Jornalismo é informação em seu todo e não só no que agrada. Todo esse texto é informativo e retrata a realidade sobre esse processo seletivo. Abraço e fique com Deus.

    2. Folha de pagamento não prova nada. Prova apenas nomes e valores. Vão chorar na cama que é lugar quente. Não passou não tem que cobrar. Classificado não é aprovado.

  6. Vendo as pessoas brigando tanto por um baixo salário vejo que estão muito interessados em trabalhar. É ruim. Querem a estabilidade. Já que é assim deveriam estudar para serem aprovados dentro do número de vagas oferecidas no edital.

  7. Boa tarde. O assunto aqui é “Concurso de Magé chega ao fim com 3.770 convocados”. Por vamos nos ater ao conteúdo da matéria para não desviar o debate.

  8. O que fico triste é que muitos aprovados nesse concurso já entraram reclamando. Uns fazem corpo mole o tempo todo. Tenho 26 anos de Prefeitura, sou efetivo e vejo que muitos fazem o concurso mas não querem trabalhar.

  9. Antes que Eu passe por desinformada como vários que vejo postarem cada pergunta ou reclamações no seu blog informo que estou muito bem informada de todas as chamadas que aconteceram, sei que foram chamados muitos convocados além do número de vagas oferecidas, o que é muito bom, também sei que a prefeitura não tem obrigação de chamar nenhum classificado a mais além das vagas oferecidas. Porém o único edital que não vi foi com as desistências que tem que serem informadas. Claro que tenho interesse isso é obvio mais não sou como alguns que passaram em 500º e está reclamando por não ter sido chamada se foram oferecidas 100 vagas (exemplo hipotético). Passei apenas 4 posições além do numero oferecido e estou apenas querendo informações. Obrigada

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.