O concurso de Magé e a lei que cada um gostaria que existisse

O processo seletivo realizado pela Prefeitura de Magé em 2012 foi o maior da história do mu- nicípio, ofereceu 2.354 vagas imediatas, foi ho- mologado em maio do mesmo ano e as convocações iniciadas no mesmo dia da oficialização do resultado final. Foi o concurso público a tramitar mais rapi- damente, deixando para trás os de Teresópolis, Pe- trópolis, Macaé, Rio das Ostras, Silva Jardim, Ita- boraí, São Gonçalo, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Itaguaí, Vassouras e Resende, mas ainda assim gera polêmica. Em 12 editais já foram convocados 3.626 candidatos e novas chamadas estão sendo prepa- radas, mas para os que estão de fora do plausível, está tudo errado. Cada notícia dada sobre esse certame suscita uma série de colocações absurdas, como se a lei fosse contrária à legalidade, como se cada um dos que até agora ficaram de fora quisesse uma leizinha particular a lhe garantir a vaga tão desejada.

Gente, tenho recebido cada mensagem, que chego até desconfiar que seus autores estejam de brincadeira, pois não me parece crível que alguém que ganha a vida como professor possa pensar de tal forma. Estou escrevendo esse artigo inspirado em questionamento feito hoje pela manhã por uma leitora classificada para o cargo de Professor II. Ela me pergunta o seguinte: “Gostaria de saber, ao certo, qual o número de professor II contratado em Magé e se vai continuar algum contrato, já que a lei diz que tem que ter uma porcentagem de contrato. Obrigada. Aguardo resposta”.

Bem, o total de professores II chamados até agora é de 950 e, creio, pelo menos mais uns 100 deverão ser convocados. Vejam bem, eu disse “creio”. Quanto à lei obrigando que se deixe um percentual para contratos em cargos de natureza permanente, essa, gente, não existe e nunca existiu. Muito pelo contrário. A lei diz que todas as funções de natureza permanente, atividade fim, têm ser ocupadas através de concurso público. Não dá para acreditar que uma professora possa pensar diferente.

A maioria das mensagens é ainda mais absurda. Tem gente querendo ser convocada para fazer prova prática até hoje, achando errado o fato de não ter sido chamado para isso ainda. Ignora esses que a prova prática é parte da seleção. Tem outros que defendem que o concurso deveria ter sido limitado aos moradores de Magé, “porque não é certo que pessoas de fora da cidade fiquem com o emprego dos mageenses”.

Entendo até que as décadas de exceção possam ter confundido as cabeças de muitos, mas o concurso público não foi inventado para prejudicar os mageenses ou beneficiar pessoas de fora. É uma exigência constitucional e tem de ser cumprida, gostemos disso ou não. 

Comentários:

  1. Confesso que duvida da realização desse concurso e depois duvidei da homologação e das convocações. Que bom que “quebrei” a cara três vezes. Magé está dando um verdadeiro bom exemplo. Só não vê quem é contra tudo que dá certo. Parabéns, Magé, porque aqui em Petrópolis o prefeito está pisando na lei.

  2. Eu ainda acho que o Nestor poderia ter mantido os empregos da Prefeitura para os mageenses e por isso não voto nele nunca mais. O que estão fazendo com os contratados é uma covardia. As pessoas estão perdendo o emprego para gente que nunca pisou em nossa cidade.

      1. A QUESTÃO MINHA FLOR Ñ É TER COMPETÊNCIA COMO DIZ. SABEMOS COMO É DIFÍCIL PASSAR EM UM CONCURSO. ENTÃO VAMOS RESPEITAR QUEM Ñ ENTROU E ORAR PARA Q ESTUDEM PARA OS PRÓXIMOS!!! EU ESTOU FELIZ, POIS CONSEGUI , MAS EXISTEM VÁRIA AMIGAS Q Ñ. FIQUE COM DEUS E CUIDADO COM SUAS PALAVRAS, POIS PODE FERIR MUITAS PESSOAS. E VC SABIA QUE EXISTEM VÁRIAS PESSOAS COM DEPRESSÃO???? IMAGINE LENDO O Q VC ESCREVEU??? UM ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!!!

      2. Cara marluce , boa noite.
        Espero que sua função não seja a de educadora,visto que seu perfil não se adéqua esta modalidade.
        O trabalho na área de humanas vai muito além do âmbito cognitivo,ele envolve o afetivo o social e o psicológico. Procure rever seus conceitos ou terá sérios problemas futuros tanto como educadora quanto em sua vida cotidiano.

      3. Cara Lú ,boa noite.
        Espero sinceramente que tenha passado no concurso,porém espero que reveja seus conceitos,pois quem é educador sabe que para que aja a aprendizagem outros fatores estão envolvidos ,não tão somente o cognitivo ,fatores estes,emocionais ,sócias e psicológicos.
        Aprenda a se colocar no lugar do outro ,agindo assim você estará pronta tanto para trabalhar com o público quanto em uma sala de aula. A Humildade é um juízo de valor muito importante nos dias atuais.

    1. Bom dia. Você está enganado. Até agora já foram convocados 100 candidatos aprovados para a função de inspetor de alunos. Não tenho nenhuma informação exata sobre chamada específica para esse ou outro cargo. Todas as chamadas foram amplamente divulgadas, inclusive aqui no elizeupires.com. O que sei é o que já revelei várias vezes: novas chamadas serão feitas até o dia 22 de maio.Abraço e boa sorte.

  3. Nestor, ta de parabens..contrato so é constitucional para cargo de chefia e acessoramento, no resto é inconstitucional…acho que o tempo que as pessoas perdem especulando PODERIAM IR SE PREPARANDO PRA OUTROS CONCURSOS…O PREFEITO JA CHAMOU ATE BASTANTE EM RELACAO A OUTROS CONCURSOS ….NA EPOCA DO ANTIGO GOVERNO NINGUEM RECLAMAVA..TINHAM QUE IR A PASSEATAS PORQUE ERAM CONTRATADOS, OU MELHOR AMARRADOS….escravos…Nestor ta vindo e colocando tudo em ordem, mas as pessoas foram tao acostumadas e alienadsd na politica do pao e circo que hj pra parar e fazer um raciocinio de algo é dificil……..### contrato é ilegal, concurso ATO DISCRICIONARIO ABERTO A TODOS…FAZ QUEM QUER…..Parabens Nestor….##### dentro do onibus..escrevendo rapido

  4. Elizeu, por gentileza, vc poderia me esclarecer uma dúvida?Pois estou meio confusa é tanta gente falando coisas q eu acabo sem entender muito bem. Essas novas chamadas até maio é para quem já foi convocado? Ou são novas vagas que poderão surgir? Um abraço e desculpe o incômodo.

    1. Boa noite. Novas chamadas significam novas convocações. Para quem já foi convocado o nome é chamada ou convocação extraordinária e as convocações extraordinárias se deram para antecipar a apresentação dos que foram convocados para a educação em janeiro com data de apresentação entre 15 e 22 de fevereiro. Abraço e boa sorte.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.