Empresário preso em operação da PF foi secretário em Valença

Luiz Roberto Martins é diretor do Instituto Data Rio

Um dos empresários presos nesta quinta-feira (14) pela Polícia Federal foi secretário de Governo e Administração no município de Valença, no interior do estado do Rio de Janeiro, na gestão do prefeito Luiz Antonio Corrêa. Luiz Roberto Martins foi detido em sua casa, em Valença, onde os agentes apreenderam uma vultosa quantia em dinheiro. A operação foi feita em conjunto pelo Ministérios Públicos estadual e federal, com apoio da Polícia Federal. Foram cumpridos cinco mandados de prisão e 25 de busca e apreensão determinados pelo juizo da 3ª Vara Criminal de Duque de Caxias.

Entre os detidos hoje estão Lisle Rachel de Monroe, Carla dos Santos Braga e Leandro Braga de Sousa. Um quinto denunciado está foragido. Trata-se de Luciano Leandro Demarchi, que aparece como dono de duas empresas da área médica em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, além de uma padaria.

Pelas investigações do MP, a organização teria praticado crime de peculato e desiado R$ 3,95 milhões em recursos públicos da saúde. Segundo a denúncia, os valores foram repassados à Organização Social Instituto Data Rio (IDR) pela Secretaria Estadual de Saúde para a administração de UPAs, e o desvio de recurso “se deu através de pagamentos superfaturados à empresa Dorville Refeições, para fornecimento de alimentação às unidades de saúde”.

O MP apurou também que o Instituto Data Rio firmou contrados com a Secretaria Estadual de Saúde para administrar as UPAs Botafogo, Cabuçu, Campo Grande I, Campo Grande II, Lafaiete, Magé, Mesquita, Queimados, Santa Cruz e Sarapuí, tendo recebido mais de R$ 763 milhões do Fundo Estadual de Saúde do Rio de Janeiro entre os anos de 2012 e 2019.

Matéria relacionada:

Preso o “favorito”da terceirização de mão de obra para órgãos do governo estadual e vários municípios fluminenses

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.