Pádua cria comissão de gestão de crise para enfrentar a seca

O volume de água do Rio Pomba foi reduzido ainda mais. O nível de água caiu mais 12 centímetros (Foto:Folha da Manhã)

E garante abastecimento na zona rural com caminhões-pipa

O nível de água no Rio Bomba – de onde é captada água para abastecer os cerca de 42 mil habitantes de Santo Antonio de Pádua – baixou mais 12 centímetros de ontem para hoje, agravando a situação. Por conta disso o prefeito Josias Quintal criou uma comissão de gestão de crise para enfrentar os problemas causados pela estiagem e determinou que as propriedades rurais que estejam sem água sejam abastecidas através de caminhões-pipa. Responsável pelo abastecimento no centro da cidade e nos distritos, a concessionária Águas de Pádua normalizou no início da noite de ontem a captação para tratamento, mas pede aos moradores que continuem economizando para que não venha faltar água nas torneiras, como já ocorre em alguns municípios do Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Josias Quintal, que estava em Brasília buscando recursos para o município, antecipou seu retorno para comandar ele mesmo as ações. Quintal decidiu suspender as aulas na rede municipal de ensino e afirmou que a não vai medir esforços para minimizar os efeitos da estiagem, que castiga duramente as duas regiões fluminenses.

Conforme já havia sido revelado, o quadro está mais crítico em Itaocara, onde as queimadas já afetaram 9% da extensão territorial do município, destruindo cerca de 2,8 mil hectares de pastos e matas. O abastecimento das casas ainda está sendo feito pela Cedae, que mantém uma estação na cidade, a mesma que garante água também para parte do município de Cambuci. Agora a pouco foi confirmado que dos 14 municípios que havia decretado situação de emergência 13 já ampliaram para estado de calamidade pública.

Com experiência de mais de 20 anos de atuação do serviço de águas e responsável pelo abastecimento de mais de cinco milhões de pessoas em oito estados, a Empresa de Saneamento Ambiental e Concessões (Esac) – controladora da Águas de Pádua – conseguiu voltar a fazer a captação em menos de 24 horas e anunciou que para se prevenir contra problemas futuros está adquirindo um equipamento especial, uma bomba que, segundo o diretor da empresa, José Eduardo Lucas da Costa, vai facilitar a captação em condições adversas. “Conseguimos voltar a fazer a captação, mas é necessário que a população continue economizando, para não ficar sem água”, reitera ele.

Os prefeitos das cidades atingidas pretendem se reunir com o presidente Michel Temer e com o Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, para pedirem ajuda, pois tratam-se de municípios com poucos recursos financeiros e que neste momento estão precisando muito de apoio das esferas superiores.

 

Arquivos relacionados:

Seca reduz abastecimento de água no Noroeste do estado

Prefeitura e Águas de Pádua normalizam captação no Rio Pomba

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.