Águas de Juturnaíba é campeã de denúncias

Consumidores se queixam de cobranças indevidas e Procon tem dificuldades na solução

Responsável, desde março de 1998, pelo abastecimento de água nos municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim, a Concessionária Águas de Juturnaíba – controlada pelo Grupo Águas do Brasil, formado pelas empresas Developer S.A, Queiroz Galvão, Trana Construções e Construtora Cowan S.A. – é a empresa campeã de reclamações e de denúncias por parte de seus clientes. Pelo menos é essa a constatação do Serviço de Proteção em Defesa do Consumidor (Procon), de Araruama.

De acordo com registros do órgão, a empresa lidera um ranking nada amistoso, juntamente com uma empresa de telefonia via rádio, Nextel; empresas de crédito financeiro e a Oi (telefonia fixa, móvel e internet). Cerca de 40 queixas chegam ao Procon todos os meses e, apesar da “boa vontade” por parte da companhia, os problemas continuam. “Há uma dificuldade muito grande por parte, não do Procon, mas sim da própria Águas de Juturnaíba em solucionar seus problemas com a sua clientela. Mesmo com a Justiça, a coisa é muito difícil. Acredito que a empresa deveria mudar seus conceitos”, afirma o coordenador fiscal do Procon, Arilei Matos.

Segundo o coordenador, o trabalho de fiscalização e de comprovação dos problemas relatados pelos consumidores no Procon contra a empresa fica muito prejudicado.  “A empresa consegue junto aos seus advogados e técnicos provar que não está totalmente errada. Se você questiona um valor cobrado a mais na sua conta de água, por exemplo, tem de entrar em contato com a concessionária e solicitar primeiro a visita de um técnico, que vai vistoriar o hidrômetro. Só que para esta visita ser feita é cobrada uma taxa de cerca de R$ 80, o que desestimula muita gente. Aí o caso chega até a nossa mão, fazemos o possível e se não tivermos resposta, o caso vai parar nos tribunais. Mas até chegar à mão do juiz, os clientes desistem da queixa”, explica Arilei, destacando que o Procon em Araruama fica na Avenida John Kennedy, nº82- loja 23, no Centro, atendendo de segunda a sexta-feira, das 9 hs até as 17 hs. O contato por telefone pode ser feito através dos números (22) 2665-8000 ou (22) 2665-2121, ramal 297

 

 

 

Comentários:

  1. Estou passando por isso agora. Quebrei todo quintal, paguei um bombeiro, sem que nenhum vazamento fosse achado. Agora além da conta absurda( 30 metros cubicos em uma semana, sendo minha cisterna de 5m)eles ainda estão me cobrando para vistoria do hidrômetro. Não vou desistir, é um absurdo esse abuso, onde moro nem cai essa quantidade de agua, meu abastecimento é só aos domingos e nem sempre consigo encher a cisterna.

  2. Há dois anos estou com o fornecimento de água cortado por cobrança indevida de mais de 4.000,00 (quatro mil reais de água que não consumi). A primeira cobrança foi em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, e por ironia eu estava com minha família em Jaconé, e minha casa é em Araruama. Nesse período a água não chegava nas residencias que se encontravam nas áreas elevadas, e minha casa está localizada em uma das partes mais altas do condomínio. Nessa casa com somente duas pessoas (eu e minha filha) é completamente impossível gastar tanta água. Não existem vazamentos e isso foi constatado pela vistoria feita por funcionários dessa empresa. Gostaria de uma orientação jurídica, pois isso é um abuso.

  3. Venho aqui falar sobre essa empresa ruim de servico,sou morador de araruama ,nao recebo agua na minha casa a mais de 10 dias vc liga e falam q vao resolver e nao resolvem .mandam carro pipa como se fosse solucao.pago conta e nao recebo agua normal que e um direito meu. Ai chega um feriado e piora a situação, e antes do feriado ? Qual a disculpaj ja estava faltando agua,sinceramente espero uma solução para esse problema constante que ninguem resolve.

  4. Infelizmente com essa empresa, só processo judicial. Total descaso, os governantes sempre coniventes, sem qualquer cobrança das autoridades para as melhorias dos serviços altamente cobrados. Entra ano, sai ano, entra governo, sai governo e essa empresa continua uma das piores com as quais já tive que lidar. Água, produto essencial pra vida, já é cobrada acima do devido e a entrega, quando feita é altamente ineficiente e insuficiente. NOJO dessa empresa, NOJO do monopólio! Privatização não resolve nada! Tinha que ter livre concorrência!!!!

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.