Programa Estadual de Transplantes: 100 órgãos transportados por helicópteros em 2019

O céu é o limite para salvar vidas. O Programa Estadual de Transplantes (PET) da Secretaria Estadual de Saúde, com o apoio do Corpo de Bombeiros, atingiu no último sábado (20/07) a marca de 100 órgãos transportados por helicópteros em 2019. Com isso, o Estado alcançou a média de um órgão para transplante pelos céus do RJ a cada dois dias. O voo que transportou, por helicóptero –  100º e o 101º órgãos de 2019, dois rins – saiu de Campos dos Goytacazes e, uma hora e dez minutos depois, pousou no Rio de Janeiro, percorrendo mais de 300 km.

“Nesse tipo de cirurgia, cada minuto faz diferença para que o órgão seja levado do doador para o receptor, pois quanto mais curto for o tempo entre a retirada do órgão do doador e o seu implante no receptor, maiores são as chances de um bom resultado no transplante. Em áreas metropolitanas, o transporte aéreo garante a agilidade necessária para o procedimento. Destaco também nessa ação a parceria entre os órgãos do governo, iniciativas que ganham cada vez mais importância nesse governo”, diz o secretário de Saúde, Edmar Santos.

A parceria entre o Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ e o PET existe desde 2016, ano em que 17 órgãos foram transportados por helicóptero. No ano seguinte, foram 64; e em 2018, 105. Em 2019, de janeiro até domingo (21/07), 103 órgãos já foram transportados por esse tipo de aeronave.

(Com a Assessoria de Comunicação do Governo Estadual)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.