
Muito samba, emoção e sentimento de pertencimento marcaram a manhã do último domingo (28) em Bangu. Ao som das composições de Marquinho PQD, interpretadas por seu filho, Marcos de Souza Nunes Filho, moradores celebraram a entrega da Praça Marcos de Souza Nunes, totalmente revitalizada pela Prefeitura do Rio e transformada em um novo espaço de esporte, lazer e convivência para a Zona Oeste.
A roda de samba, realizada logo após a cerimônia de inauguração, reuniu familiares, amigos e moradores em uma homenagem ao compositor, autor de sucessos gravados por Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Beth Carvalho. Falecido em 2025, Marquinho PQD era frequentador assíduo da antiga praça, que agora passa a levar seu nome.
Com investimento de R$ 1,3 milhão, a Prefeitura revitalizou 2.300 metros quadrados da área, implantando campo de futebol, quadra poliesportiva, parque infantil, academia da terceira idade, quiosques regularizados e nova urbanização.
Mais do que entregar uma obra, o domingo representou a devolução de um espaço de convivência aos moradores, que fizeram questão de participar da inauguração e aprovar o resultado.
“Eu gostaria de agradecer, em nome da família, por essa homenagem. Essa praça faz parte da nossa história. Meu pai trazia os filhos, os netos, encontrava os amigos, jogava bola aqui. A obra ficou muito bonita e agora uma nova geração poderá aproveitar esse espaço. Só peço que todos cuidem da praça”, disse Marcos de Souza Nunes Filho, antes de comandar a roda de samba.
A aposentada Tânia Maria Ceia, de 75 anos, moradora da região há seis décadas, afirmou que nunca havia visto uma intervenção tão completa no local.
“A praça estava muito ruim e agora ficou linda. Assim que eu for liberada pelo médico, vou usar a academia da terceira idade. Também vou trazer meu bisneto para brincar e jogar futebol.”
A professora de Educação Física Andreia Maria José da Silva, que desenvolve no local o projeto Terra Brasil, destacou que a revitalização permitirá ampliar as atividades oferecidas à comunidade.
“Agora teremos muito mais condições de realizar nosso trabalho. Antes o espaço estava deteriorado e dificultava as aulas. Hoje a praça está valorizada e as crianças voltaram a ter um lugar seguro para brincar.”
A inauguração contou com a presença do secretário municipal de Habitação, Cláudio Dutra, do vereador Felipe Pires, além de Adilson Pires e Diego Quaquá. Por serem pré-candidatos às eleições de 2026, Adilson e Diego não participaram do ato oficial nem fizeram discursos durante a cerimônia. Após a solenidade, ambos percorreram a praça, conversaram com moradores e destacaram a importância da continuidade administrativa para que a obra fosse concluída.
Adilson Pires lembrou que a revitalização teve início quando Diego Quaquá era secretário municipal de Habitação, prosseguiu durante sua gestão à frente da pasta e foi concluída pelo atual secretário, Cláudio Dutra.
“Essa sempre foi uma das praças mais tradicionais de Bangu e estava completamente abandonada. Entregar hoje uma praça totalmente nova é um marco para o bairro. É uma forma de contribuir para a revitalização da região e reforçar a autoestima do banguense.”
Diego Quaquá destacou que a recuperação do espaço é resultado de um trabalho iniciado ainda em sua gestão.
“Tenho muito orgulho de ter iniciado essa obra ao lado do vereador Felipe Pires e de ver que ela teve continuidade. O mais importante é que a população volta a contar com uma praça moderna, bonita e preparada para receber as famílias.”
Para Cláudio Dutra, a revitalização representa um investimento direto na qualidade de vida da população.
“Estamos entregando um espaço moderno, de qualidade, pensado para reunir famílias, incentivar a prática esportiva e garantir mais dignidade aos moradores.”
O vereador Felipe Pires ressaltou que a recuperação da praça era uma antiga reivindicação da população de Bangu.
“Praça é sinônimo de convivência, de qualidade de vida e de pertencimento. Hoje entregamos um equipamento público que vai transformar a rotina das famílias e fortalecer ainda mais o bairro.”