Ex-secretário de Saúde do Rio é preso: tenente coronel da PM ele é citado como um dos chefes de organização que desviou R$ 36 milhões

Edmar Santos é acusado de ser um dos líderes de uma organização criminosa – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O médico anestesiologista e tenente-coronel da Polícia Militar, Edmar Santos (foto) foi preso na manhã desta sexta-feira (11) no desdobramento da Operação Mercadores do Casos, realizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro para tirar de circulação uma organização criminosa que desviou milhões dos cofres públicos nas compras emergenciais feitas em nome do enfrentamento do coronavírus. Edmar foi preso em casa, no bairro Botafogo, na Zona Oeste do Rio, por agentes da Delegacia Fazendária.

De acordo com o Ministério Público, Edmar vai  responder pelos crimes de organização criminosa e peculato. A prisão foi decretada pelo juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital. Para o MP o ex-secretário, mesmo fora do cargo “ainda pode adotar condutas para dificultar mais o rastreamento das verbas públicas desviadas, bem como destruir provas e até mesmo ameaçar testemunhas”.

No pedido de prisão o  MP cita que “com vontade livre e de forma consciente” o  ex-secretário atuou com outros denunciados para os desvios. O MP também a tentativa do governador Wilson Witzel em nomear Edmar no cargo de secretário extraordinário para garantir foro especial, o que foi impedido por decisão judicial.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.