Clima na cidade é de expectativa por nova eleição
Elizeu Pires
A promotora de Justiça Luciana Gouvêa encaminhou ao prefeito interino de Itatiaia, Silvano Rodrigues da Silva, notificação pela exoneração – em no máximo cinco dias – de 85 pessoas nomeadas pelo gestor afastado, Imberê Moreira Alves. A promotora, que já havia dado 24 horas para que fossem demitidos 18 membros do primeiro escalão, recomendou ainda a revisão de todos os contratos e prorrogações feitas por Imberê, e a suspensão dos pagamentos das faturas relacionadas aos contratos que considerar suspeitos.
Silvano – que é o primeiro vice-presidente da Câmara de Vereadores – foi empossado como prefeito temporário na última quinta-feira (10), após o afastamento de Imberê Moreira, que assumiu a Prefeitura em janeiro, por conta da cassação do registro do candidato a prefeito mais votado, Eduardo Guedes.
Durante a gestão de Imberê foram feitas várias denuncias ao Ministério Público, apontando fraudes em processos licitatórios e contratações por dispensa de licitação, tendo resultado na prisão de dois secretários e um assessor escolhidos por Imberê.
Diante da sucessão de escândalos, os moradores de Itatiaia estão ansiosos pela marcação o mais breve possível da eleição suplementar que deveria ter sido realizada no dia 11 de abril, mas foi suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.