Prefeitura de Nova Iguaçu decreta situação de emergência e intensifica atendimento às famílias atingidas

Em situação de emergência decretada pelo prefeito Rogério Lisboa devido aos estragos causados pela chuva que desabou sobre a Baixada Fluminense na noite de sexta-feira (1), a Prefeitura de Nova Iguaçu está com equipes atuando em vários bairros desde as primeiras horas de ontem (2) e intensificou as ações de atendimento às famílias atingidas. Foram cerca de quatro horas e meias de chuva, com a cidade registrando um acumulado pluviométrico de 166 mm. Houve sérios danos a imóveis públicos e privados por conta das ocorrências de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos, afetando cerca de 800 mil pessoas. Com isso, se tornaram necessárias ações de reconhecimento, de salvamento, ações humanitárias, vistorias técnicas, desocupações de imóveis, limpeza e desobstrução de vias e reconstrução de equipamentos públicos.

Com o decreto de situação de emergência todos os órgãos municipais estão mobilizados e atuando sob a coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil; as autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil estão autorizados, em caso de risco iminente, a adentrar em residências para prestar socorro ou para determinar a sua evacuação. E fica autorizado o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco de desastre.

“As equipas da Assistência Social, Defesa Civil, Limpeza Urbana e manutenção da cidade estão nas ruas. As pessoas tiveram suas casas invadidas por lama e o nível da água em determinados lugares chegou a mais de 1,5 metro. É hora de buscar solução onde dormir, trazer comida pronta. Mas a extensão é grande e, por isso, não conseguimos chegar em todos os locais ao mesmo tempo”, afirmou o prefeito Rogerio Lisboa, que percorreu ruas do bairro com o governador Cláudio Castro.

Nas áreas mais atingidas as equipes da Assistência Social entregaram aos moradores colchonetes, kit limpeza, cestas básicas e água para os moradores, e foram instalados pontos de apoio nos seguintes locais:

1 – CIEP 187 – Endereço: Rua São Bernardo, S/N – Prados Verdes

2 – Igreja Evangélica Ministério Aliança Renovada – Endereço: Rua Bom Jesus, nº 443 – Jardim Guandu / KM 35

3 –  Primeira Igreja Batista Caioaba – Endereço: Rua Nair Dias, nº 651 – Caioaba

4 – Igreja Unção Dobrada – Endereço: Rua Sargento Anisio Tavares de Almeida, nº 11 – Paraíso

5 – CRAS Águas de Guandu – Jardim Paraíso – Endereço: Rua Arco-íris, s/nº – Jardim Paraíso

6 – CRAS Fazenda Cabuçu – Endereço: Avenida Abílio Augusto Távora, s/nº – Valverde

7 – CRAS Serra do Vulcão – Endereço: Rua Sebastião de Melo, nº 384 – Nova Era

8 – CRAS Bom Retiro – Endereço: Estrada Luiz de Lemos, nº 2556 – Miguel Couto

9 – CRAS Estação Morro Agudo – Endereço: Rua Formosa, nº 265 – Comendador Soares

10 – Igreja Nossa Senhora Aparecida – Endereço: Rua Belisário Pena, nº 165 – Grama

(elizeupires.com com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.