Cada pessoa carrega no seu braço direito a cicatriz da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), uma das mais importantes para o recém-nascido por prevenir formas graves da tuberculose. Os bebês que nascem na Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, são imunizados ainda durante a internação para que, no momento da alta, possam deixar a unidade protegidos e com a primeira vacina registrada na caderneta.
O imunizante é aplicado em dose única e precisa ser administrado logo nos primeiros momentos de vida do recém-nascido. No primeiro trimestre de 2022, a Maternidade Mariana Bulhões aplicou 1.366 vacinas BCG. A imunização acontece no período da tarde para os bebês saudáveis acima de dois quilos e a aplicação é feita por um profissional da enfermagem capacitado. Em outros casos é necessário aguardar que o paciente chegue ao peso ideal para garantir a proteção com a vacina.
“A oportunidade de se ter um calendário vacinal onde logo ao nascer os bebês são imunizados com a vacina BCG faz com que essa cobertura se torne mais eficiente. Daí a importância de vacinarmos nossas crianças”, destaca o diretor-geral da Maternidade Mariana Bulhões, Adriano Pereira.
Apesar do chorinho do bebê, a sensação de alívio por saber que o pequeno está protegido costuma ser unânime entre os pais e familiares, como foi para Mayara Justino, de 29 anos. Moradora de Queimados, ela deu à luz ao pequeno Benício na última terça-feira (28), na Mariana Bulhões, seu segundo filho. “A vacina BCG é fundamental para prevenir doenças, principalmente a tuberculose. Eu estava preocupada, pois sei que é difícil encontrar a vacina onde eu moro, mas tenho certeza que vou sair daqui aliviada por saber que meu filho está vacinado”, explica ela.
Ontem, 1° de julho, comemorou-se o Dia da Vacina BCG. Para marcar a data o Núcleo de Educação Continuada da Maternidade Mariana Bulhões promoveu uma pequena dinâmica com as gestantes, puérperas e funcionários sobre a importância da vacina BCG. Os enfermeiros passaram por cada setor e enfermaria distribuindo um material com todas as informações sobre o imunizante. A expectativa da equipe é ampliar o conhecimento não só para as pessoas que frequentam a unidade, como também para amigos, parentes e vizinhos.