“Você está se transformando em ditador. Onde está a liberdade de expressão?” Fui indagado insistentemente durante a semana por aqueles que se escondem no anonimato ou em perfis falsos para enviarem um monte de mensagens atacando a honra, falando de vida pessoal e fazendo acusações improváveis, sem dar a menor sustentação para que possamos basear um trabalho de apuração visando uma matéria futura. Fazem isso e ficam furiosos porque aqui não encontram o eco pretendido. Também existem os que adoram ignorar o contexto da matéria para desviar o debate e ficam fulos de raiva, porque temos regras e não aceitamos comentários fora do assunto em pauta. Falam de censura, invocam a Constituição, mas sequer sabem do que estão dizendo quando clamam por liberdade de expressão, coisa que, invariavelmente, confundem com irresponsabilidade. Quem nos acompanha sabe muito bem que aceitamos comentários anônimos sim, mas esses precisam estar dentro do contexto, pois se o assunto é uva a jabuticaba não tem que entrar na história. Se isso acontecer muda-se o foco e o debate fica comprometido.
Tem quem pense somos um bando de irresponsáveis. Ignora que somos profissionais e que temos responsabilidade pelo que é veiculado, inclusive sobre os comentários postados na matéria. O elizeupires.com não é feito para os que não conseguem se enquadrar nos critérios do respeito e da responsabilidade. Nossos direitos, amigos anônimos que não observam o critério da responsabilidade, acabam quando começam os dos nossos vizinhos. Somos, repito, responsáveis pelo que fazemos, inclusive pela irresponsabilidade anônima, se a aceitarmos como se crível fosse. Quando afirmo que uma fruta está podre, tenho responsabilidade pela afirmação feita. Só que eu sou eu… Estou de peito aberto e rosto escancarado. Não digo isso escondido à sombra de nada. Atuo às claras.
Sobre a liberdade de expressão que os que se escondem para dizer besteiras me cobram, ela está no artigo 5º da Constituição Federal e seria melhor que o observassem antes de me atulharem de mensagens apócrifas falando besteiras e cobrando eco para elas: “IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; XLI – a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”.
Abraços a todos e fiquem com Deus. Tenham um bom domingo na graça do Grande Pai. Volto amanhã, às 8h em ponto, se Ele assim me permitir.