● Elizeu Pires
A confirmação do nome da deputada mais votada no estado para compor o governo Lula calou a boca de muita gente. Mais que isso, deixa frustrado o deputado Luiz Antonio Teixeira Junior, o Dr. Luizinho, que sonha ser ministro de alguma coisa – de preferência da Saúde – desde a gestão do presidente Michel Temer. No governo Bolsonaro a assessoria do parlamentar chegou a plantar notas na imprensa para dizer que ele substituiria Luiz Henrique Mandetta na pasta, e depois, o general Pazzuelo. Deu ruim…
Frustrado também deve estar o ex-prefeito de Duque de Caxias. Para Washington Reis era Deus no céu e Bolsonaro na terra, ou vice-versa, mas o prefeito Waguinho – com quem Reis vem tentando medir forças desde 2018 -, embarcou de corpo, alma e estrutura na campanha de Lula, se dando bem no final.
Aceitando Washington ou não, a escolha da primeira dama de Belford Roxo é uma demonstração de forças de Wagner dos Santos Carneiro, uma força que se torna maior diante da pequenez na qual o ex-prefeito de Duque de Caxias foi reduzido: condenado a sete anos e dois meses por crime ambiental Reis está inelegível, precisa conseguir uma liminar para assumir um cargo no governo do estado, e, para piorar a situação, tem de engolir o fato de os deputados apoiados por Waguinho terem sido os mais votados no estado este ano.
Matéria relacionada: