O município vai implantar coleta seletiva
Antes com um aspecto de suja e mal cuidada, a cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense fechou o ano de 2017 com nova cara e “pintada” de verde pelos projetos ecológicos, de arborização e replantio executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também passou a realizar audiências públicas para a revitalização da Fazenda do Brejo e para a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA), debatendo com a sociedade civil a transformação da área em um polo turístico ecológico. A Fazenda do Brejo é uma construção de 1815 e fica localizada atrás da Faculdade Uniabeu, no Centro.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, uma novidade para esse ano é o projeto “Bairro Verde”, que inclui entre outras iniciativas a coleta seletiva de garrafas pet, papel, alumínio, papelão, baterias, pilhas e eletroeletrônicos. “A partir desse projeto, daqui a um ano, mais ou menos, os moradores que participarem da iniciativa coleta seletiva, que é ecologicamente correta, estará recebendo descontos em seu IPTU”, informou o secretário.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está realizando tratamento paisagístico em toda a cidade, dando mais cor e deixando áreas mais arborizadas, como no Centro (onde um dos canteiros já recebeu grade de proteção), no bairro da Prata e Heliópolis, entre outros. Todos esses trabalhos continuam a ser realizados esse ano, além dos Ecopontos utilizado para destinação de óleo de cozinha usado na cidade. Já foram implantados 16 Ecopontos em diversas localidades.