● Elizeu Pires
Uma pesquisa realizada no município de Queimados pelo Instituto GPP, se já for do conhecimento do prefeito Glauco Kaizer (Solidariedade), deve estar tirando o sono dele.
Os números apontam uma vantagem de 8,1 pontos percentuais para o deputado federal Max Lemos, ex-prefeito da cidade e possível candidato do PDT à sucessão de Kaizer, um resultado de 31,8% das intenções de voto a 23,7%.
Mas não é só isso, a pesquisa, na qual foram ouvidos 400 eleitores, aponta que Max Lemos performa muito melhor entre os evangélicos que Glauco, embora o prefeito seja um pastor da Igreja Batista.
De acordo com a amostra – que tem margem de erro de 5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95% – 31,4% dos entrevistados que declararam intenção de votar em são evangélicos, enquanto Kaizer tem entre os que optaram por ele 25,1% de evangélicos.
O GPP foi às ruas levando além de Max e Glauco mais cinco nomes de possíveis candidatos a prefeito e todos foram citados pelos entrevistados. O vereador Tuninho Vira Virou aparece com 14,4; Zaqueu Teixeira 7,5; Rogério Brandi 3,4; a ex-deputada Alana Passos 2,7 e Alex Dornellas com 0,4. Brancos e nulos somaram 11,4% e 4,7 dos entrevistados não responderam.
*A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro, e pela legislação em vigor, só é exigido registro na Justiça Eleitoral para as amostras coletadas a partir do dia 1º de janeiro do ano eleitoral