Sucessão em Magé: Quem tem cacife para enfrentar Cozzolino em 2024?

É o que se pergunta nos ambientes políticos locais

● Elizeu Pires

Os irmãos Renato e Jamile estão resgatando o nome do avô com um novo jeito de governar – Foto:Redetvweb

O empresário e ex-deputado Ricardo Correia de Barros, o Ricardo da Karol, vem tentando ser prefeito de Magé há dois pleitos consecutivos. Ficou em segundo lugar nas eleições de 2016 e 2020, e deverá voltar à disputa em 2024.

Pelo que se observa nos ambientes políticos locais, entre os que se dizem pré-candidatos, seria ele o mais forte entre os possíveis adversários da família Cozzolino, que voltou com força ao poder em 2020, impulsionada pela nova geração, essa liderada por Renato Cozzolino Harb, neto do primeiro nome família a entrar para a vida pública, o prefeito Renato Cozzolino, que abriu o caminho para os seus na política.

O patriarca foi eleito pelo PDS em 1982 para um mandato de seis anos. Morreu em 1996, mas seu nome e seu legado foram suficientes para eleger o irmão José deputado estadual, o filho desse, Renato Cozzolino Sobrinho prefeito em 1988, e depois os próprios filhos: Charles e Nubia foram prefeitos, essa depois de passar pela Assembleia Legislativa, onde cedeu lugar para a irmã Jane, mãe do atual prefeito.

Passados 37 anos da partida do velho Renato, o sobrenome, ao que ecoa pela cidade, soa ainda mais forte, a ponto de observadores mais atentos crerem que os Cozzolino só perderiam a Prefeitura no próximo pleito se se dividirem, o que numa família italiana pode acontecer no dia a dia, mas nunca no almoço de domingo, e jamais se um dos seus estiver em risco.

Hoje, a única certeza que se tem no município é que a família irá com tudo na próxima campanha eleitoral, e os possíveis adversários só não sabem ainda a quem enfrentarão, se o prefeito Renato Cozzolino Harb ou irmã dele, a vice-prefeita Jamile, que está fazendo direitinho o dever de casa.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.