A indústria do Rio de Janeiro teve seu melhor desempenho do ano em novembro, apresentando um crescimento de 3,7% em relação a outubro, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE em 12 de janeiro. “Esse resultado superou consideravelmente a média nacional, que foi de 0,5%”, ressalta Gladstone Santos, presidente interino da Rio Indústria. Os dados foram analisados pelo consultor econômico William Figueiredo, da Future Tank, em parceria com a Associação Rio Indústria.
Ao comparar os números de novembro de 2022 com o mesmo mês de 2021, a indústria fluminense registrou um crescimento de dois dígitos, com as indústrias de transformação e extrativas crescendo acima da média nacional.
No acumulado do ano, os resultados do Rio também foram superiores à média nacional, com um avanço de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a produção industrial brasileira teve um crescimento de apenas 0,1%.
O crescimento da produção industrial fluminense foi impulsionado pelo desempenho das indústrias extrativas, que tiveram um aumento de 18,0%, e das indústrias de transformação, que registraram um crescimento de 2,6% em novembro.
Indústrias de transformação – No setor de indústrias de transformação, o estado do Rio de Janeiro teve seu terceiro mês consecutivo de crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a produção manufatureira brasileira teve uma queda de 0,9%.
Entre as atividades industriais que impulsionaram o crescimento no estado estão os setores de equipamentos de transporte, produtos de minerais não-metálicos e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis. Por outro lado, atividades como farmoquímicos e farmacêuticos, vestuário e veículos automotores apresentaram quedas significativas.
Indústrias extrativas – Já no setor de indústrias extrativas, o Rio de Janeiro teve um crescimento de 18,0% em novembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. “Esse foi o melhor resultado do ano e reverteu a queda de outubro.”, comenta Gladstone Santos. O desempenho da indústria extrativa fluminense também superou a média nacional, que teve um aumento de 14,5% em novembro. No acumulado do ano, o crescimento da produção extrativa no estado foi de 7,8%, o segundo maior do país, atrás apenas do Espírito Santo.
“Os dados mostram um cenário positivo para a produção industrial fluminense, que continua mostrando um desempenho superior à média nacional e se destacando nos setores de indústrias de transformação e extrativas. O estado do Rio de Janeiro se mantém como um dos principais impulsionadores da indústria no país.”, finaliza Gladstone Santos, presidente interino da Rio Indústria.