Gabinete nacional de crise para atender municípios atingidos pelas chuvas foi instalado em Japeri, mas o primeiro encontro seria em Paracambi, que não teria mostrado muito interesse

● Elizeu Pires

A prefeita Fernanda Ontiveros se antecipou nas ações e o secretário de Assuntos Federativos André Ceciliano abriu o caminho para o recebimento de recursos federais – Foto: Divulgação

Não foi só a ausência da prefeita Lucimar Ferreira (PL) na reunião realizada sexta-feira (23), em Engenheiro Pedreira, com autoridades estaduais e federais para discutir a ações com recursos da União nas cidades Baixada Fluminense mais atingidas pelas últimas chuvas, que sugeriu que a administração municipal de Paracambi não estaria lá muito interessada em receber a ajuda.

A reunião, a princípio, iria acontecer na cidade governada pelos Ferreira, mas a organização teria tido dificuldades para conseguir o espaço do qual precisava. No encontro conduzido pelo secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano – com a presença do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolney Wolff –, foi decidida a implantação de um gabinete nacional de crise em Japeri, e que a União vai transferir os recursos necessários às prefeituras para realizar as obras, conforme os projetos que receber dos municípios.

Recursos federais – De acordo com o secretário especial de Assuntos Federativos, equipes técnicas da Defesa Civil vão auxiliar os municípios na formatação dos planos de trabalho que irão possibilitar o direcionamento de recursos federais e apoio na recuperação das cidades. “A gente precisa enfrentar isso. Não é combater, a gente precisa mitigar os efeitos e preparar as cidades para enfrentar esse novo normal”, disse André, se referindo às mudanças climáticas.

A ausência da prefeita de Paracambi – que preferiu enviar um representante – foi interpretada como posicionamento político, já que o deputado estadual Andrezinho Ceciliano é apontado naquele município como o adversário mais forte da pré-candidata do governo à sucessão de Lucimar, Aline Otília, além do fato de família Ferreira ser apontada como fiel seguidora do bolsonarismo, ignorando que os interesses da população devem estar acima de qualquer outra questão, seja ela política ou de cunho pessoal.

“O presidente Lula mandou a mensagem de que não vai faltar recursos para a realização de ajuda humanitária, o restabelecimento de cenário e a reconstrução nesse momento para os municípios atingidos. Para isso, estamos aqui com o corpo técnico da Defesa Civil, do Ministério da Saúde, da Assistência Social, para auxiliar os municípios no encontro de uma solução para os problemas que enfrentam com alagamentos, deslizamentos, bueiros obstruídos. Vamos construir juntos os planos de trabalho”, completou Ceciliano na reunião de sexta-feira.

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Paracambi

Matéria relacionada:

Lucimar falta a encontro com o Governo Federal que tratou dos estragos das últimas chuvas

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.