Cláudio Castro se livra de cassação em processo por abuso de poder político
● Elizeu Pires
Por quatro votos a três, em julgamento encerrado agora há pouco, o governador Claudio Castro (foto), foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), em processo no qual ele fora acusado de abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2022, junto com o vice-governador Thiago Pampolha, o presidente Rodrigo Bacellar e mais oito agentes políticos, entres eles os deputados Max Lemos, Aureo Ribeiro e Leo Vieira, também beneficiados pela decisão
Os absolvidos foram acusados de suposto uso de “cargos “secretos” em órgãos do governo. A sessão de hoje foi a continuidade de um julgamento iniciado na última sexta-feira (17). Assim que tomou conhecimento do resultado Castro divulgou uma nota oficial, na qual afirmou que sempre confiou na Justiça.
Nota oficial – “Recebo com profunda humildade a decisão da corte eleitoral do Estado do Rio de janeiro. Desde o início deste processo, reiterei a confiança na Justiça, o que se comprovou hoje. A democracia, pilar fundamental da nossa sociedade, foi brindada com esta decisão.
Importante destacar que além do trabalho da nossa defesa, que resultou pela improcedência das ações interpostas pelo Ministério Público Eleitoral e pelo candidato derrotado Marcelo Freixo, a decisão respeitou o voto livre e soberano de mais de 4,8 milhões de eleitores do Estado do Rio de Janeiro.
Repito o que sempre disse ao ex-deputado Marcelo Freixo: respeite o resultado das urnas e a vontade do nosso povo.
A democracia hoje é a grande vitoriosa”