● Elizeu Pires
Rechaçado nas urnas em 2020, quando tentou reeleger-se, o ex-prefeito de Seropédica, Anabal de Souza (foto), requereu esta semana registro de candidatura pelo PSDB. Naquele ano, mesmo pilotando uma azeitada máquina administrativa, ele foi atropelado pelo então candidato do PSC, o vereador Professor Lucas, que se tornou prefeito com 66,01% dos votos apurados, contra os 27,37% conferidos a Anabal, que deixou a Prefeitura atolada em dívidas.
Até semana passada o nome do PSDB para prefeito era o policial militar Wagner Oliveira de Souza, o Waguinho Anabal, que em dezembro de 2019 teve prisão decretada pelo juízo da Vara Criminal de Seropédica. Ele foi denunciado pelo Ministério Público pela suposta prática de extorsão, constrangimento ilegal e coação contra o empresário que tinha contrato com a Prefeitura.
A troca de candidatos, segundo observadores mais atentos, teria se dado para viabilizar uma candidatura de Waguinho a um mandato de vereador. O que se comenta nos ambientes locais, Anabal estaria mirando a Prefeitura para por o filho na Câmara.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria