Andrezinho Ceciliano (PT) iniciou a campanha eleitoral na manhã desta sexta-feira (16), em Paracambi. O candidato à Prefeitura abriu a corrida eleitoral em caminhada no bairro da Guarajuba, onde moradores puderam ouvir suas propostas, além de fazer sugestões e denúncias sobre a atual gestão.
Andrezinho diz que a escolha do bairro para dar o pontapé na campanha se deve ao orgulho que há a respeito do que já foi feito no Guarajuba nos mandatos do pai. Segundo o candidato, o início da campanha no bairro serve “para simbolizar toda a construção política que já foi feita em Paracambi. O Guarajuba é um exemplo, mas a gente precisa fazer muito mais, por isso a gente começou aqui”.
Durante o percurso, Andrezinho cumprimentou moradores e comerciantes do bairro. Muitos deles, ao se depararem com o candidato, denunciaram o descaso da gestão atual na administração de serviços básicos.
O Guarajuba é um bairro cortado, de ponta a ponta, por um córrego, onde é despejado o esgoto da região. Segundo uma moradora que não quis se identificar, quando André Ceciliano era prefeito do município, as ruas do bairro costumavam ficar limpas, mas, agora, a limpeza virou exceção. “Tem dias que eu não consigo passar na rua, por conta da quantidade de sujeira e ratos que ficam ali”, relatou.
Durante a caminhada, às margens do rio, o morador Gilberto Assis, chamou a atenção de Andrezinho para a necessidade de uma ponte no interior do bairro, a fim de que facilite a travessia. Atualmente, há apenas uma na região.
O candidato destacou que somente agora, às vésperas da eleição, a prefeitura está prometendo a construção de uma ponte no local. O candidato do PT, por sua vez, se comprometeu a realizar a construção caso a gestão atual não cumpra a palavra. “Todo mundo que quer atravessar tem que ir lá na entrada do bairro, então os bares, as sorveterias só abrem lá no início, ou seja, a falta dessa ponte atrapalha até mesmo o desenvolvimento econômico do bairro”, afirmou
A ausência de medicamentos nos postos de saúde também foi denunciada por moradores. Segundo Roberto Dias, que mora no bairro desde sua fundação, os postos de saúde não oferecem medicamentos e que, recentemente, ele precisou discutir na unidade de saúde para conseguir a fita que serve para conferir a glicose da esposa.
O candidato a vice, Romero do Hospital, afirmou que a saúde do município é um compromisso dele e garantiu que, durante o mandato, caso eleito, haverá saúde de qualidade em Paracambi. Por repetidas vezes, Romero já declarou que não quer ser um vice decorativo, mas que irá se fazer presente, principalmente, no campo da saúde pública.
André Ceciliano, ex-prefeito e pai de Andrezinho, também esteve presente na caminhada. Ao vê-lo, muitos moradores relataram quão gratos eram à gestão do mandatário entre os anos de 2001 e 2009. Um dos eleitores que demonstrou gratidão a Ceciliano e depositou esperança na candidatura de Andrezinho foi Marcus Vinicius da Silva, que foi beneficiado pelos projetos Florescer, Agente Jovem e cursos de panificação, serralheria e jardinagem.
“Eu era garoto e tinha uma vida meio sofrida com meus pais, não tinha muita opção. Foi quando minha mãe me colocou nesses projetos. Hoje sou formado como paisagista”, afirmou o morador, que ainda acrescentou que esses são projetos que fazem falta. “Hoje, eu não vejo mais nenhum curso desses, eu creio que através do Andrezinho, meu filho possa participar também”, completou.
Para André Ceciliano, esses projetos são um legado, mas que infelizmente, não houve continuidade. O filho, por sua vez, já firmou o compromisso de retomar esses projetos. “Ele tem que ser o melhor prefeito que a cidade já teve, porque ele tem um futuro muito promissor”, afirmou André.
Além de uma grande quantidade de eleitores, estiveram presentes os vereadores Dário Braga, João Victor e Kaku. Também participaram da caminhada os candidatos a vereadores Igor Diogo, Vanessa Miranda, Célia dos Correios, JP bolinha, Gutierrez Melo, Thiago Nunes, Ronaldo Foguinho, Rodrigo pessoa, Aline Pereirão, Adilson Soares, Renato Chicão e Aline Alonso
*Os demais candidatos não disponibilizaram para a imprensa informações sobre o primeiro dia de campanha. O espaço está aberto para manifestação