● Elizeu Pires
Nas redes sociais de políticos da Baixada Fluminense surgiram nos últimos dias uns vídeos que não estão dano muito o que falar, mas não convencendo os observadores mais atentos aos fatos em São João de Meriti. É que o candidato a prefeito pelo Republicanos, Leo Vieira, divulgou um vídeo no qual ataca o seu até então maior apoiador, Sandro Matos (foto), que governou a cidade de janeiro de 2009 a dezembro de 2016, e é o responsável pela entrada de Vieira, um vendedor de carros usados, para a vida pública. Leo classificou Sandro de “o pior prefeito de Meriti”, e Matos deu o troco, chamando Vieira de traidor, entre outras coisas.
Sandro citou na gravação que teria recebido um recado de Leo através de um emissário, que avisou que iria bater no ex-prefeito na campanha, mas que Matos ficasse tranquilo, pois teria espaço no governo dele, caso Vieira vença a eleição. O que se comenta nos ambientes políticos locais é que Leo Vieira deve muito a Sandro, pois foi o ex-prefeito que lhe garantiu mandato de vereador, abrindo vaga na Câmara para que o então suplente assumisse mandato, e que não poderia atacar seu criador.
Apesar de Sandro, o criador, se mostrar irritado com o comportamento da criatura, o que os observadores locais entendem é que Vieira teria se sentido prejudicado com a presença de Matos na campanha de 2020 – quando o grupo foi derrotado pelo prefeito João Ferreira Neto, o Dr. João -, e estaria fazendo um jogo de cena para vender aos eleitores que os dois não estariam juntos agora.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria