Saquarema: Projeto que elevou o Ideb da educação do município agrada até opositores, e mais de 7 mil alunos aguardam pelo Conexão do Futuro

● Elizeu Pires

Além do reforço escolar, o projeto oferecia cursos de robótica, línguas, dança, xadrez entre outros – Foto: Banco de Dados

“Desde que o Conexão do Futuro foi encerrado há três meses, meu filho perdeu todas as atividades que ele tanto amava. Ele fazia aulas de jazz, jiu-jitsu, violão, inglês, hip hop e balé, experiências fundamentais para o desenvolvimento dele. Agora, a gente percebe o quanto isso afetou não só a rotina dele, mas também o entusiasmo que ele tinha em aprender e participar. Todos os dias ele me pergunta quando poderá voltar para o Conexão do Futuro”, afirma Daiane Mendonça Spindola Bento, mãe de um dos alunos do programa.

A fala da mãe de um dos mais de 7 mil alunos que desde 2021 vinham sendo atendidos no projeto Conexão do Futuro – desenvolvido pela Prefeitura de Saquarema e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI) -, na matéria Suspensão de repasses paralisa programa que revolucionou o ensino em Saquarema: Conexão do Futuro aguarda verba para retomar atividades, veiculada no dia 19 de agosto, chamou ainda mais a atenção para interrupção de um programa que contribuiu para que a rede municipal de ensino saltasse da 41ª posição em 2021 para o 7º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023, e vinha fazendo a diferença nas vidas dos assistidos.

A matéria teve grande repercussão nos ambientes políticos locais e até opositores ao governo da prefeita Manoela Perez elogiam o projeto, defendendo, inclusive, a permanência do projeto, que foi interrompido quando, em março deste 2024, quando o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou à Prefeitura a suspensão da transferência das parcelas dos recursos ao IDPI para que fossem feitos ajustes no contrato.

O Conexão do Futuro disponibilizava cursos de robótica, línguas, dança, xadrez e outros, além de promover aulas de reforço, e sua retomada é aguardada tanto pelos familiares dos assistidos, como por aqueles que esperam ver atingida a meta do Ideb para 2025 para educação integral em todas as unidades da rede municipal de ensino de Saquarema.

*O espaço está aberto para manifestação do TCE-RJ e da Prefeitura de Saquarema

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.