Confiança na vitória. Com esse sentimento o candidato da Coligação Frente Popular por Maricá, Washington Quaquá, apertou 13 na urna da seção 04 do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro de Maricá. O deputado federal chegou ao local por volta das 13h30m acompanhado pelo seu vice, João Maurício, o Joãozinho, familiares como a esposa Gabriela Siqueira, os filhos Diego Zeidan e Helena, apoiadores e militantes. O prefeito Fabiano Horta também votou na mesma escola e acompanhou o candidato. Na sequencia, Quaquá acompanhou o voto de Gabriela no Colégio Estadual Domício da Gama, também no Centro da cidade.
Líder das pesquisas, Quaquá estava confiante em uma vitória tranquila. Segundo pesquisa do jornal O Dia em parceria com o Instituto Agora, registrada em agosto, ele teria 88% dos votos válidos. O postulante petista apresenta também o menor índice de rejeição, com apenas 11%. Mas apesar da confiança, Quaquá pregou humildade e prudência até a divulgação dos resultados.
“Como diz aquela velha máxima política, eleição e mineração só depois da apuração. Mas confiamos que o povo vai escolher o melhor candidato para Maricá. E com o apoio do atual prefeito e meu irmão Fabiano Horta, e do meu vice, Joãozinho, vamos continuar transformando a vida das famílias e das pessoas. Agora começa a segunda revolução de Maricá, com muito turismo, empreendedorismo, inovação e tecnologia”, disse Quaquá.
A pouco menos de dois meses de entregar o cargo, Fabiano Horta ressaltou o legado de 16 anos de governos petistas e afirmou que com Quaquá a cidade vai entrar em um nova era de desenvolvimento econômico e social. “Agora Maricá entra em um novo ciclo que terá muito a ver com ciência, inovação, tecnologia e turismo. Quaquá conhece o mundo e é a pessoa mais preparada para liderar essa transição econômica, que fará da cidade um destino turístico internacional e a colocará em outro patamar de desenvolvimento econômico e social”.
Presidente estadual do PT, o vice Joãozinho também demonstrou convicção na vitória e destacou os avanços promovidos pelas gestões Quaquá e Fabiano nos 16 anos de administração petista na cidade. “O PT fez uma verdadeira transformação em Maricá. Quem vivia aqui antes de 2009 sabe o que a cidade era e o que virou graças ao trabalho de Quaquá e Fabiano. Vamos seguir revolucionando a cidade e mostrando que o jeito petista de governar melhora a vida das pessoas e das famílias. E no que depender de mim, ele terá um soldado dedicado e à disposição para o que precisar”, completou.
Entre os planos da candidatura de Quaquá está a reconfiguração da economia da cidade, hoje muito dependente dos royalties de petróleo. A proposta é transformar riqueza mineral em desenvolvimento econômico e social com fortes investimentos em turismo, empreendedorismo, inovação e agroecologia. O plano é fazer de Maricá um dos principais hubs turísticos do Brasil.