Pacientes reclamam que não mais conseguindo atendimento na saúde
● Elizeu Pires
Até as vésperas do primeiro turno das eleições tudo estava indo bem na rede de saúde de Belford Roxo, inclusive nas clínicas médicas e nos laboratórios conveniadas, apesar de algumas unidades estarem com suas faturas pela prestação de serviços em atraso.
Confirmada a derrota do candidato do governo, Matheus Carneiro, as coisas teriam mudado muito por lá, segundo reclamam usuários da rede. De acordo com alguns deles, exames que estavam agendados para a semana passada não foram realizados, muito menos as consultas em algumas especialidades.
Usuários se queixam de equipamentos teriam sido retirados de unidades da rede municipal de saúde, inclusive o aparelho de Raio X do Centro de Ortopedia. No bairro Santa Maria, por exemplo, consultas pediátricas e exames não foram feitos nem remarcados. Queixas também fazem pacientes que estavam agendados para a Clínica Santa Irene, no bairro Vilar Novo.
Sem garantia – Apesar de os repasses para o setor de saúde serem feitos regularmente sem atraso, algumas unidades particulares não veem a cor do dinheiro há muito tempo, mas vinham prestando os serviços normalmente até a semana do primeiro turno.
Se os responsáveis pelas unidades particulares não têm garantia de que receberão suas faturas ainda na atual gestão, imaginem os funcionários e os servidores comissionados de contratados que estão sendo demitidos.
A estimativa é de que o número de contratos temporários cancelados e de ocupantes de cargos comissionados dispensados chegue a 700, sem que o governo lhes dessem qualquer garantia sobre quitação das verbas rescisórias.
*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Belford Roxo