
Há exatos 24 dias no cargo, o prefeito de Paraíba do Sul, Júlio Canelinha (foto), conseguiu, esta semana, regularizar a folha salarial dos servidores, que estavam com o vencimento de dezembro atrasado.
Canelinha também quitou esta semana parte da dívida da cidade com o Hospital Nossa Senhora da Piedade, que desde agosto não pagava sua parte na gestão tripartite (União, Estado e Município), o que gerou um débito de R$ 2,9 milhões. “Estamos tomando pé da situação financeira e corrigindo os erros da gestão anterior. Aos poucos vamos acertar os compromissos que não foram cumpridos”, afirmou o prefeito.
No início da semana a Câmara dos Vereadores aprovou um decreto de calamidade financeira para o município. Com isso, a cidade oficializa que, neste momento, não tem condições de cumprir com as obrigações necessárias relacionadas ao orçamento e que, com isso, vai precisar adotar medidas emergenciais como renegociação de contratos, entre outras ações.
Paraíba do Sul é um dos seis municípios fluminenses que adotaram esta medida após a posse de novos prefeitos, buscando organizar as finanças municipais.