Hospital do Olho que está entre os que mais cirurgias fazem no Brasil implanta seus cuidados em Itaguaí

A unidade de Itaguaí foi inaugurada em 7 de janeiro – Foto: Reprodução

Nem só com oftalmologistas é composta a equipe de um Hospital do Olho. Antes de o especialista intervir é necessário que outros profissionais avaliem o paciente, e talvez seja isso o que garante o sucesso da rede Downtown, que começou a funcionar em Nova Iguaçu e hoje mantém unidades em vários municípios da Baixada Fluminense, e a partir de um convenio entre a Prefeitura e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF), instalou este mês uma unidade em Itaguaí.

Com centro cirúrgico próprio, o Hospital do Olho chegou em Itaguaí pelo esforço do prefeito interino Haroldo Jesus junto ao Cisbaf, e, segundo a Prefeitura, foi implantado para oferecer consultas ambulatoriais, exames e cirurgias de catarata, pterígio e granuloma, com duas mil consultas mensais e cerca de 400 cirurgias mensais, realizadas em centro cirúrgico próprio da unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde  destaca que nunca nunca houve um atendimento especializado dentro do município, que era obrigado a transferis os pacientes para outros municípios.

Reconhecimento nacional – A primeira unidade da rede começou a funcionar em 2019 em Nova Iguaçu e logo Hospital do Olho implantou a segunda, esta em Belford Roxo. Em 2022 o Downtown foi o terceiro colocado entre os hospitais com o maior número de cirurgias realizadas, o que despertou, no ano seguinte, a curiosidade da então ministra da Saúde, Nísia Trindade, que se deslocou para conhecer a unidade.

“Quando se presta um bom serviço, um atendimento humanizado e mantém uma estrutura moderna e funcional, a consequência será sempre os bons resultados. Chegamos agora a Itaguaí com uma equipe qualificada e motivada, para podermos fazer o melhor”, diz Adonai Lemos Lemos, idealizador do projeto.