Mais de 1,25 milhão de moradias do Minha Casa, Minha Vida foram contratadas até o fim de 2024

Divulgação/MC A meta do governo federal era chegar até o fim de 2024 com um milhão de contratos do Minha Casa, Minha Vida. O resultado foi 25% superior: 1,25 milhão de residências para famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica foram contratadas ao longo do período. "Nós avançamos muito nesse programa que, além de realizar o sonho da casa própria, gera emprego, renda e desenvolve o país", afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho, em entrevista à Voz do Brasil nesta quinta-feira, 2 de janeiro de 2025.

De acordo com a avaliação do ministro, o balanço do programa é consideravelmente positivo. "Entregamos mais de 41 mil novas unidades habitacionais. Encontramos solução para 45 mil unidades que estavam paralisadas. Havia obras que estavam paralisadas e outras em ritmo bem lento. A gente conseguiu retomar e entregá-las ao Brasil", disse.

Paraíba do Sul: Prefeita não renovou contrato do lixo e nova gestão teve de adotar solução caseira para limpar a cidade

A nova gestão teve de aplicar uma solução caseira para recolher o lixo - Foto: Divulgação O primeiro sábado de gestão do prefeito de Paraíba do Sul, Júlio Canelinha foi acompanhando a limpeza da cidade, que ficou coberta de lixo nos últimos dias do governo passado. Isso porque o contrato com a Força Ambienta, empresa que fazia a coleta, venceu dia 31 de dezembro de 2023 e a então prefeita, Dayse Onofre, não renovou.

Canelinha botou na rua os caminhões da Prefeitura, que realizaram a coleta. O destino será o centro de tratamento de resíduos da Força Ambiental, em Três Rios. Único com capacidade para receber os detritos na região, e não fechou as portas para a administração municipal.

Abraço à democracia marcará dois anos da tentativa de golpe

Solenidade em Brasília terá participação do presidente Lula

Marcelo Camargo/Agência Brasil Na próxima quarta-feira (8), a tentativa de golpe contra a democracia no Brasil completa dois anos. A memória dos atos de ataque à soberania do povo, que causaram danos ao patrimônio físico e imaterial dos Três Poderes, será lembrada pela recuperação das obras de arte destruídas e um abraço simbólico à democracia com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mangaratiba: Ex-prefeito interino tirado do cargo pela Justiça, responde por duas secretarias no novo governo

● Elizeu Pires

A vitória do candidato do Republicanos na disputa pela Prefeitura de Mangaratiba trouxe de volta ao cenário político um velho conhecido, o ex-vereador Vitor Tenório dos Santos, que como presidente da Câmara Municipal assumiu o governo interinamente em 2018 e dele foi retirado por força de decisão judicial, chegando mesmo a ter prisão decretada, mandado que só conseguiu ser cumprido em março de 2021.

Transporte: Sete capitais começam ano com passagens mais caras

Rio, São Paulo e Recife estão entre as cidades com aumento nas tarifas

Fernando Frazão/Agência Brasil Os usuários de transportes públicos de sete capitais brasileiras começaram o ano de 2025 com as tarifas mais caras: Belo Horizonte, Florianópolis, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O aumento dos bilhetes já pesa no bolso dos passageiros de algumas cidades desde o fim de dezembro.

Rio das Ostras: Carlos Augusto escolhe o vereador mais votado como líder do governo

O vereador mais votado de Rio das Ostras, Rodrigo da Aposentadoria, foi confirmado como o novo líder do governo e vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Com uma trajetória consolidada e prestes a iniciar seu terceiro mandato, Rodrigo chega mais maduro e com ideias renovadas para contribuir ainda mais com o desenvolvimento da cidade.

Já tendo ocupado a liderança do governo em mandatos anteriores, Rodrigo demonstrou grande habilidade política e profundo conhecimento das leis e demandas locais. Ele é reconhecido como um agente público que atua estritamente conforme a lei, entendendo que a base de toda ação pública é o cumprimento das normas legais, e não a vontade individual. “A lei norteia todas as nossas decisões e ações. Um vereador que conhece e cumpre a legislação ganha respeito e pode atuar de forma muito mais eficaz em favor da população”, destacou.

Nova Iguaçu: Vice-prefeita vai comandar a Secretaria da Mulher

● Elizeu Pires

A vice-prefeita Roberta Teixeira (foto) vai comandar a Secretaria da Mulher, órgão recém-criado na estrutura da administração municipal de Nova Iguaçu, para “orientar as políticas públicas específicas para as mulheres, promovendo igualdade de gênero, ampliando direitos sociais, econômicos, políticos e culturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da mulher”.

Casos de dengue em 2024 passam de 6,4 milhões; mortes somam 5,6 mil

Dados são nacionais e referem-se ao período até 28 de dezembro

Agentes de vigilância em saúde fiscalizam e orientam moradores sobre focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o país registrou, ao longo de todo o ano de 2024, um total de 6.484.890 casos prováveis de dengue e 5.972 mortes provocadas pela doença. Há ainda 908 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue, até o dia 28 de dezembro, era de 3.193,5 casos para cada 100 mil habitantes.

Suspeita de sabotagem em Meriti

Há mais de dois anos que a coleta de lixo em São João de Meriti é feita pela própria Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, e até dia 30 de dezembro o recolhimento estava normal, de acordo com pessoas envolvidas no serviço.

Dois dias após a posse do prefeito Leo Vieira foi divulgada a informação de que seria feito, durante 30 dias, um mutirão de limpeza porque o município estava imundo, e com uma frota de caminhões cedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o prefeito ganhou os holofotes e o tal mutirão hoje já não parece tão necessário. É eficiência ou a coisa não estava assim tão feia como pintaram? Indagam por lá