Petrobras faz oportunistas engolirem discurso em Macaé

A Petrobras, em comunicado oficial, negou a saída do município e confirmou prioridades

Pré-candidatos espalharam boatos de que a estatal estava deixando a cidade. Receberam resposta firme e de quebra o start para um novo porto na região

As eleições municipais estão marcadas para o dia 2 de outubro e a campanha eleitoral só poderá ir para as ruas na segunda quinzena de agosto, mas no município de Macaé, cidade do Norte do estado do Rio de Janeiro conhecida com Capital Nacional do Petróleo, o embate está nas praças e no território livre das redes sociais, onde mentiras são repetidas sem que seus autores se deem conta e que estão prestando grande desserviço à sociedade. A lorota mais difundida teve origem a uma fala ecoada do plenário da Câmara de Vereadores, dando conta de que a Petrobras estaria se preparando para encerrar suas operações no município. A resposta veio rápida e reforçada: a estatal negou em comunicado oficial e o governo do estado emitiu decreto com medidas necessárias à construção de um terminal portuário.

Sobe a “saída” da Petrobras de Macaé o gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos, Marcelo Ferreira Batalha enviou comunicado ao prefeito Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, garantindo a permanência da empresa no município. “A Petrobras reitera o seu vínculo com o município de Macaé e se prepara para comemorar, em 2017, os 40 anos de produção na Bacia, visando o futuro sustentável das suas atividades e contribuindo para o desenvolvimento da região e do país”, comunicou Marcelo, que anunciou ainda que no Plano de Negócios e Gestão da Petrobras, “a Bacia de Campos é prioridade, com investimentos no pós-sal, já com início de produção em dois novos campos em 2017: Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça”.

Em resposta a Marcelo o prefeito informou que o governo municipal vai continuar investindo na infraestrutura necessária para atração e ampliação do arranjo produtivo do mercado petrolífero. “Acreditamos no potencial econômico e logístico de Macaé como Capital Nacional do Petróleo e sede da Bacia de Campos, responsável por 70% da produção nacional. O comunicado oficial, de número UO-BC 0456/2016, confirma o nosso propósito de continuar no suporte necessário para novos investimentos”, disse Aluizio.

Já o Terminal Portuário de Macaé está destinado ao bairro São José do Barreto e para viabilizar sua construção o governador em exercício, Francisco Dornelles, declarou, ao especificar a “supressão de vegetação integrante do bioma Mata Atlântica e situada em área de preservação permanente”, extingue a necessidade da emissão da licença ambiental, o que vinha entravando o início da obra que deveria ter começado em 2013.  Denominado Terminal Portuário de Macaé (Terpor), o porto terá uma plataforma marítima com cerca de 90 mil metros quadrados com área para atendimento de 14 embarcações de grande capacidade simultaneamente e uma área de 400 mil metros quadrados em terra.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.