Inaugurada a primeira estação de tratamento de água em Magé

Pelo menos 65 mil moradores do centro da cidade serão beneficiados inicialmente e o atendimento será ampliado para outros distritos com expansão de redes de distribuição

Uma estação de tratamento de água com um reservatório com capacidade para tratar 330 litros de água por segundo e armazenar cinco milhões de litros. Esta é a unidade entregue ontem (12) pela Águas do Rio, em Magé, em evento que marcou o aniversário de 457 anos da cidade e encerrou a Semana do Meio Ambiente. A inauguração aconteceu com a presença de autoridades e de muitos moradores que serão beneficiados com seu funcionamento.

“Essa estação vai levar água com qualidade para os moradores, e também permitir a ampliação imobiliária e o desenvolvimento da região. É um sonho realizado e sinal de que ainda vem muitas melhorias para toda a população”, comentou o prefeito da cidade, Renato Cozzolino.

A nova estação, situada no bairro Vila Esperança, tem capacidade para tratar 330 litros por segundo e abastecer cerca de 100 mil pessoas. A unidade passa a integrar o sistema de abastecimento de água tratada na cidade, que atenderá de imediato a população do primeiro distrito, o que representa em torno de 65 mil pessoas.

A água que é captada no rio Roncador será tratada e transportada para o reservatório de 5 milhões de litros localizado perto da estação de tratamento, no bairro Vila Nova. Antes, a água que chegava na parte central de Magé passava pela Unidade de Tratamento Santo Aleixo, com captação nos rios Riachão da Lagoinha e Rio do Pico. “Agora, toda água tratada nessa unidade ficará na região de Santo Aleixo, não sendo mais necessário enviar para o centro. Dessa forma, a região onde vivem cerca de 12 mil pessoas também será beneficiada com o aumento da disponibilidade de água potável”, contou Cleyson Jacomini, diretor-superintendente da concessionária na Baixada.

À medida que as redes forem sendo ampliadas pela concessionária, a distribuição chegará a outras localidades. “Surui e Guia de Pacoaiba (Mauá) – respectivamente 4º e 5º distritos de Magé – não possuem redes públicas de água. A maioria das casas tem poço artesiano. Quando assumimos o saneamento básico, passamos a abastecer as escolas municipais dessas localidades com carros-pipa e a desenvolver um projeto para a recuperar e ampliar o sistema de água para atender toda a cidade. A ativação da ETA Magé era fundamental para garantir a qualidade e regularidade no fornecimento e para permitir a ampliação da distribuição para esses distritos”, explicou o diretor-executivo da Águas do Rio Marcelo Dall’Ovo.

Saneamento básico – O presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, presente na inauguração, destacou o compromisso em levar água com qualidade, quantidade e preço justo à população. “Saneamento é um serviço essencial e estamos cientes de que a crise econômica ainda impacta muitas famílias. Por isso, vamos fazer com que a condição de pagamento por meio da tarifa social seja ampliada atingindo quem precisa, e beneficiando pessoas que antes não tinham oportunidade de ter água tratada encanada”.

Bianchini também ressaltou os investimentos previstos para o município. “Nós assumimos o compromisso de, nos próximos 12 anos, universalizar os serviços de água e esgoto nas cidades onde estamos presentes. Em Magé, durante esse período serão investidos R$ 638 milhões, sendo que quase 50% desse valor serão aplicados nos primeiros cinco anos para recuperar, melhorar e ampliar os sistemas de água e esgoto. A retomada e conclusão da estação de tratamento Magé faz parte desse planejamento. Vamos prosseguir com as extensões de redes para poder levar água tratada às torneiras das casas dos mageenses e junto com esse serviço, aliado à coleta e tratamento de esgoto, os benefícios do saneamento: saúde, produtividade, desenvolvimento social e econômico e proteção ambiental. Esse é o nosso propósito levar qualidade de vida para Magé”, afirmou.

 A cidade possui outras duas Unidades de Tratamento, em operação 24 horas por dia. A água que abastece Piabetá e adjacências vem da captação da Cachoeira do Véu da Noiva, no bairro Cachoeira Grande. A terceira está localizada na divisa entre os municípios de Guapimirim, Friburgo e Cachoeiras de Macacu.

(Com a Assessoria de Comunicação da Concessionária Águas do Rio)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.