
Prefeitura de Belford Roxo vai pagar todo o atrasado até outubro
Os salários de novembro, dezembro e o décimo terceiro dos servidores do setor de Educação de Belford Roxo deverão ser pagos entre fevereiro e outubro, junto com o vencimento de cada mês. Esta é a proposta do prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (foto), que ainda não foi aprovada pela categoria, mas ele já deixou claro que será isto ou uma batalha judicial, porque a Prefeitura não tem dinheiro para quitar todo o débito de uma vez. Ontem a administração municipal divulgou que foi pago o mês de janeiro a todos os funcionários, inclusive os proventos dos aposentados e pensionistas, mas uma fonte do próprio governo afirmou agora a pouco que só os inativos da Educação teriam conseguido sacar o salário ontem. Quanto aos atrasados, duas parcelas serão pagas em fevereiro junto com o salário do mês e oito parcelas vão ser quitadas nos meses seguintes, sendo que o contracheque de abril virá também com o pagamento das férias. A proposta ainda vai ser analisada pelos profissionais de ensino através da representação local do Sindicato Estadual dos Profissionais em Educação (Sepe), mas a categoria foi avisada de que se o plano de pagamento não for aceito a Prefeitura vai judicializar a questão e provar na Justiça que não tem como fazer o pagamento de uma só vez.
Para a próxima segunda-feira foi marcada uma assembléia do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Belford Roxo para o que os funcionários votem pela aceitação ou não da proposta do governo e deliberem sobre uma greve. O sindicato está muito preocupado com a situação do pessoal da rede saúde, pois boa parte dos funcionários do setor está sem pagamento desde outubro.
Outro fator preocupante é o posicionamento do prefeito em relação aos funcionários contratados que trabalharam até dezembro e que, segundo Waguinho terão de abrir um processo administrativo solicitando o pagamento. “Isto é o mesmo que ele dizer que não vai pagar. O pedido de pagamento é feito, o processo tramita e quando chega na Secretaria de Administração ganha um carimbo de indeferido e um vai para o arquivo. É uma covardia muito grande”, desabafa uma funcionária contratada para a Secretaria de Educação, que pretende recorrer à Justiça para receber os meses de setembro, outubro, novembro, dezembro e o décimo terceiro.
*Matéria atualizada às 10h45 do dia 28 de janeiro de 2017
Matérias relacionadas:
Belford Roxo confirma calote em servidores
Belford Roxo não tem mais desculpa para calote em professores
Ao invés de cortar, Belford Roxo aumenta despesas
Belford Roxo confirma, mas não faz pagamento dos professores
TCE aponta gasto exagerado com pessoal em Belford Roxo