Consórcio da agricultura vai unir oito municípios da Baixada

O Ciabaf vai garantir, por exemplo, que pelo menos 30% da merenda escolar sejam comprados dos agricultores familiares pelas redes municipais e estadual de ensino. Além de gerar renda isso vai aumentar a produção (Foto: ASCOM/Nova Iguaçu)

Com apoio de vários órgãos o projeto envolve as prefeituras de Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri e Paracambi. 

Visando desenvolver de maneira coletiva uma política pública regional que venha proporcionar o aumento da produção agrícola e, consequentemente, valorizar os pequenos produtores, está saindo do papel o Consórcio Público Intermunicipal de Agricultura da Baixada Fluminense. O Ciabaf é um sonho antigo que agora vai ser transformado em realidade com o envolvimento das prefeituras de Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri e Paracambi.  Uma das ações mais positivas para o aumento da produção e da renda está na compra de alimentos para a merenda escolar diretamente do pequeno produtor, colocando em prática na região a lei federal que estabelece que pelo menos, 30% da merenda escolar sejam adquiridos deles.

A agricultura na Baixada Fluminense tem tudo para ser destaque no estado. Além de terras produtivas, água farta e milhares de famílias voltadas paro cultivo dessas terras, a logística de escoamento da produção é facilitada por uma extensa malha viária disponível e pela proximidade com um mercado consumidor com uma clientela em potencial de pelo menos 3,5 milhões de pessoas.

A carta de intenção para formar o Ciabaf foi assinada na última quarta-feira (3) em evento no polo de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além das oito prefeituras estarão envolvidos no projeto órgãos como o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e a UFRRJ.

Para o prefeito de Magé, Rafael Santos de Souza, o Rafael Tubarão, o consórcio será oportunidade para o fortalecimento do setor agrícola. “Falo com muita propriedade sobre a agricultura porque sou produtor rural, vivo no campo e sei que o estado do Rio é o segundo maior consumidor do país, mas nós só produzimos 0,3% desses alimentos e somos o segundo maior consumidor do país. Hoje as facilidades chegaram ao campo que antes não tinha energia elétrica e agora tem até internet. E eu acredito que é o momento do resgate e que o homem do campo vai querer voltar para suas origens. Acredito que a criação do CIABAF vai nos ajudar muito. Queremos ser valorizados e crescer profissionalmente. Em nosso município, investimos muito no cuidado com a parte rural, e estamos criando a primeira APA, uma Área de Proteção Agrícola e já colocamos dentro do Plano Diretor de Magé, para que a expansão urbana não ocupe a parte rural, e garanta as condições do nosso distrito agrícola. Estamos incentivando os agricultores fornecendo facilidades para os maquinários e insumos”, afirmou ele.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.