De Magé e com selo de qualidade

Produção dos pequenos agricultores vai ganhar certificação

Os cerca de mil agricultores familiares instalados em Magé vão receber o Selo de Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), uma certificação criada pelo governo federal com a finalidade de valorizar os pequenos produtores, trabalhadores do campo que cultivam a terra em família e vendem a produção basicamente nas feiras-livres. Há mais de 40 anos atuando no setor em Magé, o engenheiro agrônomo e consultor do Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia (Cepta), Aloísio Sturm é responsável por grandes avanços da agricultura no município. Apaixonado pelo que faz, Aloísio tem promovido debates sobre a importância do setor para o abastecimento da sociedade. “Dizem que precisamos de saúde e educação, mas com a barriga vazia, não é possível nenhum dos dois”, afirma, Aluizio, que desde 2011 vem tentando emplacar o Sipaf em Magé.

Segundo a coordenadora do Selo de Participação da Agricultura Familiar, Simone Barreto, a proposta é “diferenciar o produto, promover o reconhecimento pela sociedade e apresentar ao consumidor esse movimento caracterizado pela produção com a mão-de-obra da família”.

Já a delegada da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (órgão do governo federal), Danielle Barros disse que identificou em Magé uma política que pudesse ser a porta de entrada para esse reconhecimento. “Escolhemos Magé porque sabemos que aqui tem agricultura e que quer fazer valer o seu trabalho. Por isso o Cepta, a Secretaria de Agricultura e Emater vão assessorar os produtores da cidade”, completou.

A implantação do Sipaf é recebida com entusiasmo pelo governo municipal, que promete investir ainda mais no setor, através da Secretaria de Agricultura Sustentável. “Através dessa parceria vamos trabalhar pela elevação da nossa agricultura, trazendo benefícios aos nossos produtores. Acredito que quem ganha é o agricultor familiar”, afirmou o secretário Miro Amorim.

 

Matéria relacionada:

Consórcio da agricultura vai unir oito municípios da Baixada

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.