A nova ponte do bairro Vila Norma, sobre o Rio Sarapuí, que liga São João de Meriti a Mesquita, será inaugurada nesta terça-feira (4), com a presença do governador Cláudio Castro. Agora, a passagem está mais segura e mais ampla, com duas pistas e passarelas para pedestres em ambos os sentidos. A Rua Augusto Avalone, que dá acesso à ponte por Meriti, e demais ruas também estão diferentes. Receberam drenagem, asfalto e outras melhorias. Calçadas foram reformadas e, com a obra, ganharam acessibilidade.
Alda Gomes, moradora do bairro desde 1955, conta que há mais de 30 anos espera por isso: “A população aguardava por essas melhorias há muito tempo. A minha casa, por exemplo, era a primeira a encher. Agora tenho certeza que isso não irá acontecer mais. Mudaram as manilhas, sem contar com a sujeira que ficava nas ruas e nos ralos. Antes aqui era um engarrafamento tremendo, dificultando a circulação dos moradores. Como a ponte é de mão dupla, acredito que irá melhorar bastante”.
A antiga estrutura existia há mais de 60 anos, tinha um único sentido e estava comprometida. Ela foi demolida e uma nova passagem para carros e outra para pedestres foram erguidas no local. A estimativa é que 10 mil veículos passarão diariamente por ela.
A escolha do nome é uma homenagem a um dos primeiros comerciantes de Vila Norma, Amilton Domingues Luz. Ele faleceu em 1987, aos 74 anos. Era casado e deixou nove filhos. A obra é uma parceria entre a Prefeitura de São João de Meriti e o governo do estado, que está investindo mais de R$ 700 milhões no município.