A Águas do Rio apresentou os planos diretores de água e esgoto para a cidade de Magé, na última semana, ao poder concedente do município. Os documentos preveem soluções ajustadas às necessidades locais, com tecnologias capazes de comportar o crescimento populacional a longo prazo.
Marcello Dall’Ovo, diretor-executivo da Águas do Rio com atuação na Baixada Fluminense, acrescentou ainda que o PDA e PDE são documentos orientativos para o atendimento das metas contratuais de universalização da água em até 10 anos e de esgotamento sanitário em até 12 anos.
“Nós iniciamos as operações há pouco mais de um ano e oito meses e muito já foi realizado. Entregamos a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, regularizando o abastecimento para os moradores do Primeiro Distrito. Também ampliamos o acesso ao abastecimento, com investimentos em extensão de rede. Ao todo, mais de 11 mil pessoas foram beneficiadas com os 7,7 mil metros de novas redes implantadas. Com o encontro, selamos nosso compromisso com os mageenses para transformação da realidade da cidade”, afirmou.
Segundo o diretor-superintendente da empresa, Luiz Fernando Fabbriani, a responsabilidade pelos serviços prestados deve ser algo partilhado tanto com a população quanto com o poder concedente.
“Sabemos que a gestão do saneamento básico é uma responsabilidade compartilhada, por isso a relevância da apresentação: com o intuito de construir juntos esse caminho rumo ao progresso, com parceria do executivo, do legislativo e de toda a sociedade”, destacou.
O encontro contou com a presença de secretários e vereadores do município, além de representantes da OAB.