O programa é realizado em praças públicas
Das praças públicas onde são realizadas as aulas do “Ginástica nos Bairros – GNB”, da Prefeitura de Nova Iguaçu, para um parque aquático da cidade. No último sábado (7), mais de 1.300 alunos do projeto foram ao Paradiso Clube para um aulão de ginástica e hidroginástica e ainda participaram de uma corrida e caminhada em ação alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização do combate ao câncer de mama.
O GNB é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo (SEMUG) há cinco anos. Mais de 80 polos espalhados na cidade oferecem treinamento funcional, dança aeróbica, ginástica localizada e alongamento, atividades desenvolvidas junto a profissionais de educação física, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O evento de sábado foi a oportunidade de reunir alunos de todos os polos em uma grande festa pela saúde e bem-estar.
“Faço parte do ‘Ginástica nos Bairros’ há três anos. Eu sofria de depressão e decidi me inscrever no projeto. Ele me deu a possibilidade de participar de atividades físicas que ajudaram a melhorar minha saúde e também a socializar. Hoje, eu estou aqui pela alegria e felicidade de poder partilhar com os amigos esses momentos”, revelou Ângela Castilho, de 53 anos, aluna do polo de Austin e vencedora da corrida realizada nas dependências do parque.
Também integrante do polo de Austin, Suely dos Santos Bezerra, de 56 anos, conta que procurou o “Ginástica nos Bairros” após indicação de uma vizinha. Se antes ela sofria com fortes dores nos joelhos e tinha oscilações da pressão arterial, agora Suely, que frequenta o projeto às segundas, quartas e sextas-feiras, não consegue mais ficar em casa. “Quando deixo de ir, é como se eu não tivesse tomado meu café da manhã. O corpo sente falta. Aqui eu fiz novas amizades e mudei minha vida por completo. O GNB é como se fosse uma família”, afirma.
Secretário municipal de Governo, Manoel Barreto disse que ações como esta, em alusão ao Outubro Rosa, são fundamentais para disseminar a prática de atividade física como a melhor forma para prevenir doenças. “Precisamos combater o sedentarismo, pois ele é a porta para muitas enfermidades. Boas práticas no dia a dia, como atividades físicas regulares, aliadas a uma alimentação saudável podem prolongar nossa vida”, alerta o secretário.
Rafael Reina, subsecretário da pasta e gestor do GNB, conta que o projeto desenvolvido nas praças públicas da cidade realiza mais de 13 mil atendimentos por mês. Embora seja aberto a todos, o público-alvo são pessoas acima dos 60 anos. “Temos um carinho muito especial pelos idosos. Além de participarem das atividades físicas, eles são constantemente monitorados por equipes de enfermeiros e de técnicos de enfermagem. Desta forma, o GNB permite uma vida mais saudável e a socialização entre as pessoas”, garante Reina, que planeja ampliar o serviço.
Quem participa do “Ginástica nos Bairros” é atendido por profissionais que verificam medidas corporais, como peso e altura, e fazem a aferição da pressão arterial. Se alguma alteração for constatada durante a atividade física, o aluno é orientado a procurar atendimento médico em uma unidade de saúde do município.
O Projeto “Ginástica nos Bairros” acontece de segunda a sábado em 89 polos espalhados pela cidade. Para participar é preciso acessar www.novaiguacu.rj.gov.br/semug/ginasticanosbairros, fazer o download e preencher o formulário de pré-inscrição e levá-lo ao polo desejado para efetivar a matrícula. No mesmo endereço eletrônico o interessado encontra a lista completa com os endereços dos 89 locais que contam com o projeto. Todas as atividades são gratuitas.
(Via Ascom)