Equipe do Meio Ambiente distribuiu materiais educativos de porta em porta e fixou cartazes nos postes para que os moradores colaborem diretamente com a iniciativa
A Prefeitura de Japeri está reforçando o trabalho da coleta seletiva no município. Na última sexta-feira (12), por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou uma campanha informativa sobre o tema, no bairro Maria José.
Durante a ação, a equipe da Semades distribuiu materiais educativos de porta em porta e fixou cartazes nos postes para que os moradores colaborem diretamente com a colocação dos resíduos recicláveis, nos dias e horários corretos.
Segundo a coordenadora da coleta seletiva, Ana Paula, o apoio da população é fundamental para que a campanha tenha êxito. “É preciso que os moradores participem deste processo, promovendo a separação dos materiais em suas residências. Sem a participação da população, o serviço de coleta seletiva não tem efeito positivo “, disse.
O comerciante José Alves, de 73 anos, foi uma das pessoas que recebeu as orientações dos educadores ambientais. “Este trabalho é muito importante. Acho que todo cidadão deve saber como cuidar de seu resíduo, armazenar e descartar de maneira correta nos dias e horários que o caminhão passa. É um cuidado com o meio ambiente que devemos ter “, declarou o morador da região.
O também comerciante Marcelino Da Silva Santiago, de 26 anos, pôde saber mais sobre como colaborar com o trabalho de coleta seletiva na região. ” Não sabia os dias da coleta aqui no bairro, mas agora vou separar o meu lixo e ajudar os catadores. É uma fonte de renda para eles. E nosso dever é ajudá-lo”, concluiu o barbeiro.
A campanha de incentivo à coleta seletiva ocorre de segunda a sexta, seguindo um cronograma de atendimento em cada bairro. Os coletores passam nas residências, comércios e órgãos públicos da cidade. O trabalho da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo principal aumentar a participação da população na separação dos materiais recicláveis, além de reforçar os roteiros da coleta seletiva.