Guardado há mais de um ano, o ônibus da Secretaria de Segurança Pública de Nova Iguaçu apareceu. Com cerca de R$ 1 milhão em tecnologia embarcada, o veículo foi adquirido pela Prefeitura para monitoramento e operações na cidade, mas não vinha sendo usado ultimamente, e sempre que alguma mídia perguntava pelo equipamento o atual titular da pasta, tenente-coronel Fernando Bastos, demonstrava irritação.
Depois da intervenção do prefeito eleito Dudu Reina, o ônibus saiu da garagem e vai reforçar o Plano Verão 2025, operação que contará com participação das secretarias das secretarias de Segurança Pública, Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Guarda Municipal, com apoio do Proeis e da Operação Lei Seca.
De acordo com a Prefeitura, com ações que vão desde o ordenamento urbano até a fiscalização de trânsito, o plano busca promover a convivência harmoniosa entre moradores e turistas, preservando o patrimônio ambiental e evitando situações que comprometam a segurança e o bem-estar de todos.
O plano conta com o ônibus-gabinete móvel, cinco viaturas, seis motocicletas e cerca de 30 agentes atuando aos fins de semana e feriados. As equipes estarão presentes até março, das 7h30 às 20h. “Nosso objetivo é promover ordem, segurança e evitar acidentes nas estradas, e, para isso, a Operação Lei Seca também estará presente em ações sem aviso”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, tenente-coronel Fernando Bastos.