Magé: ações efetivas reduzem impacto das fortes chuvas, mas equipes seguem em atendimento à população

No bairro Vila Inca, por exemplo, a limpeza do canal fez a diferença – Foto: Rômulo Barbosa

Mesmo com registros de quase 200mm de chuva em diversas regiões do município nas últimas 24h, as ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Magé ajudaram a reduzir significativamente os impactos das enchentes que atingem a cidade.

Entre os principais trabalhos realizados estão a limpeza de mais de 15 rios e canais e a implantação de novo sistema de drenagem com manilhamento em diversos bairros, o que possibilitou um escoamento mais eficiente da água da chuva em áreas historicamente afetadas.

Apesar de todo o esforço e investimento, o alto volume pluviométrico — incomum para um curto período de tempo — provocou alagamentos pontuais em algumas regiões. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, Infraestrutura e demais secretarias, está atuando diretamente nessas localidades, prestando atendimento à população e, quando necessário, encaminhando os moradores para pontos de apoio.

Até o momento, não houve registro de ocorrências graves, como deslizamentos e desabamentos. Equipes seguem de prontidão para monitoramento contínuo e resposta rápida a qualquer necessidade.

A Prefeitura reforça que as equipes continuam em campo, acompanhando de perto as áreas mais críticas, e que a população pode acionar a Defesa Civil através do Disque 199, pelo telefone (21) 2317-0215, ou pelos WhatsApps (21) 98644-5425 e (21) 99332-5170, em caso de emergência.

Foram abertos cinco pontos de apoio estão abertos e preparados para acolher a população: 1º Distrito – E.M. Barão de Iriri, Rua Urucumin, Lote 25 – Barão de Iriri; E.M. Comendador Délio Pereira Sampaio, Estrada do Contorno, s/n – Barbuda. 2º Distrito – E.M. Evanir da Silva Gago, Rua Oito de Maio, 163 – Andorinhas; E.M. Profª Ruth Taldo França, Av. Othon Linch Bezerra de Mello, 329 – Santo Aleixo; 6º Distrito – E.M. Profª Geralda Alves da Silva,Rua Guarani, 197 – Piabetá.