Belford Roxo: Educação aplica simulado para mais de 10 mil alunos

A reparação para a avaliação Saeb aconteceu em 57 escolas da rede municipal

A prova exigiu concentração e conhecimento (Foto: Rafael Barreto)

Com o objetivo de melhorar a colocação da cidade de Belford Roxo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Secretaria de Educação aplicou em 57 escolas municipais um simulado com duração de duas horas para a avaliação Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece em outubro deste ano, onde a média de desempenho, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no censo escolar, compõem o Ideb.  Alunos do quinto ano e dois mil do nono ano realizaram a prova, além de estudantes do segundo ano de escolaridade que passam a fazer também a avaliação, foram submetidos ao simulado elaborado por professores que integram a equipe técnica da secretaria.

Uma das 57 escolas que realizaram o simulado foi o Ciep Municipalizado Constantino Reis, que aplicou a prova para alunos do segundo e quinto ano. O diretor da unidade, Fábio Rocha, destacou a importância desse simulado para a preparação dos alunos. “Assim o município pode mostrar o trabalho que vem realizando na educação. O simulado também vai identificar as dificuldades dos alunos que serão trabalhadas com o professor. Tenho certeza que virão bons resultados”, afirmou Fábio. O professor do quinto ano, Daniel Magalhães, está na rede há cinco anos e já aplicou a prova para outras turmas. “Com o simulado, o aluno consegue ter uma base e noção de como será o Saeb. Trabalhamos ao longo do ano com esse tipo de avaliação para prepará-los”, destacou Daniel.

A professora Luzinete Feu da Silva, que tem 25 anos na rede, está à frente do segundo ano do Ciep Constantino Reis. Para ela, a alfabetização é um processo que a pessoa vai aprimorando e essa prova segue na mesma linha. “Esse simulado aprimora os alunos para a vida e para as demais provas, concursos e outras grandes avaliações”, concluiu. Outra escola que também realizou o simulado unificado foi a Escola Municipal Manoel Gomes. A orientadora pedagógica da unidade, Carla Indiara Pereira, explicou que o simulado serve de alerta. “Precisamos que mais alunos se conscientizem, participem e deixem pra trás o descaso com a prova. O simulado atua também como estímulo aos alunos e os colocam em contato com esse tipo de avaliação. Desejo sucesso aos alunos nessa etapa decisiva de preparação e que possam pôr em prática os conteúdos trabalhados, não só neste ano letivo, mas ao longo do ensino fundamental”, finalizou Carla. 

O Saeb é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências. As provas de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano e as de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para o 9º ano já usarão matrizes alinhadas às Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação dessas provas, entretanto, não será para todas as escolas, apenas para as sorteadas para participar da aplicação amostral.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belford Roxo)

Comentários:

  1. Uma pessoa como essa com uma iniciativa brilhante merece de tudo pois isso que devemos dar pra alimentar nosso futuro as crianças parabéns Carla Indiara pela sua iniciativa brilhante

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.