Receita Federal apreende 97 respiradores em nova operação contra fraude na aquisição de equipamentos para a Saúde do Rio

A importação de respiradores vem apresentando problemas em vários estados

Agentes do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Delegacia Alfandegária do Aeroporto do Galeão – órgão da Receita Federal –, apreenderam nesta terça-feira (9) 97 respiradores pulmonares. O seqüestro dos equipamentos foi feito no âmbito da Operação Mercadores do Caos, deflagrada no início de maio. Os aparelhos tinham sido importados pelas empresa MHS Produtos e Serviços, SKN do Brasil Importação e Exportação, SKN Indústria e Comércio do Brasil e Santa Fe Trading Importador e Exportação. Segundo o Ministério Público, os equipamentos foram comprados com cerca de R$ 19 milhões desviados dos cofres públicos estaduais.

A operação desta terça-feira foi para evitar o desvio dos equipamentos, que chegaram ao Brasil em dois vôos procedentes da China. A apreensão foi autorizada pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, e a retirada dos aparelhos só poderá ser feita pela Secretaria Estadual de Saúde.

As investigações do Ministério Público apontam indícios da existência de uma organização criminosa com estruturação ordenada e divisão de tarefas entre os seus núcleos com o possível objetivo de obter a partir de processos administrativos da Secretaria de Saúde. Para o MP a organização teria como chefe o ex subsecretário estadual de Saúde Gabriel Neves. Ainda de acordo com o MP, a empresa MHS Produtos e Serviços recebeu do governo estadual, antecipadamente, o total de R$ 18.193.320,00 referente aos 97 ventiladores pulmonares.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.