Servidores da Educação de Valença reagem contra decreto que determina abertura gradual das escolas

Luiz Fernando Graça emitiu o decreto no início da noite de ontem

No início da noite de ontem (19) prefeito de Valença, Luiz Fernando Graça (foto) decidiu pela flexibilização das medidas restritivas apontadas pela autoridades sanitárias como necessárias para conter o avanço do novo coronavirus. Ele fez isso através do Decreto 118, que está sendo chamado pela representação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação na cidade de “Decreto da Morte”.

É que o prefeito determinou o retorno às atividades presenciais de alguns setores das escolas do município, com os funcionários trabalhando dois dias por semana. O coordenador do núcleo local do Sepe divulgou um áudio convocando os servidores da área para debaterem em assembleia as medidas a serem tomadas. Segundo ele, o governo está descumprindo o acordo de que não haveria retorno às atividades presenciais.

Falta só com doença comprovada – De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde Valença registrava até ontem 406 casos de covid-19, com 11 mortes confirmadas. Mesmo assim o prefeito adotou, entre outras medidas,  “o retorno das equipes pedagógicas e administrativas, diretores e equipe diretiva auxiliar da Secretaria Municipal de Educação, com atendimento de forma presencial duas vezes na semana, às 3ª e 5ª feiras no horário de 08 as 12 h, exceto os servidores maiores de 60 anos e do grupo de risco”. Esses, para não comparecerem ao trabalho, deverão comprovar as doenças através de laudo médico que comprove necessidade de isolamento”.

No decreto o prefeito libera bares e restaurantes – “inclusive no interior dos hotéis e pousadas” – para funcionarem das 6h às 23h, já a partir de amanhã (29), e a partir do dia 25 hotéis e pousadas poderão aumentar sua capacidade atendimento para 70%.

Também consta no decreto a liberação para que, a partir do dia 29, bares, restaurantes, hotéis e pousadas possam utilizar o espaço interno e externo para colocação de mesas, respeitando distanciamento mínimo de dois  metros entre cada mesa, “podendo, inclusive, haver apresentações musicais e similares em seus interiores”.

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Valença.

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.