Moradores protestam e Prefeitura de Itatiaia retira bloqueio de rua: medidas vistas como exageradas estão sendo apontadas como ‘manobra’ para provocar adiamento da eleição suplementar marcada para abril

Elizeu Pires

Itatiaia tem o segundo menor número de óbitos no estado, 25 mortes

Na contramão dos baixos números da Covid 19 em Itatiaia, que atualmente contabiliza o segundo menor número de óbitos pela doença no estado do Rio de Janeiro, o governo interino do prefeito Imberê Moreira está tendo dificuldade para sustentar o decreto 3.627, editado no último dia 15. O ato – que impõe aos moradores medidas restritivas que tenta travar a mobilidade e, consequentemente, a já combalida economia da cidade do Sul Fluminense –, para observadores mais atentos, não passaria de uma “manobra” para tentar barrar a eleição suplementar marcada para o próximo dia 11 de abril, ou, no mínimo, esfriar a campanha dos adversários, uma vez que o prefeito interino está na corrida eleitoral.

Para se ter uma ideia da fragilidade do decreto do prefeito interino, na manhã de ontem (18), a Prefeitura chegou a colocar manilhas no acesso ao bairro Jardim Martinelli, na entrada de Penedo, o que revoltou a população e fez com que a estrutura montada para impedir o acesso fosse retirada horas depois. Além de ser visto como uma possível manobra para adiar a nova eleição para prefeito, o decreto é apontado também como meio de justificar a entrega do hospital da cidade à administração de uma Organização Social por um período de seis meses, ao custo total de cerca de R$ 17 milhões.

Suspeita – Sem anunciar qualquer participação em consórcios ou contratos para compra de vacinas contra a Covid 19, a administração municipal parece ter optado por andar na marcha lenta na campanha de imunização disponibilizada pelo governo federal. O que parece ser compreensível já que o município do Sul Fluminense permaneceu estacionado em 24 óbitos causados pela doença entre meados de fevereiro e o último dia 12 de março, subindo para 25 na última terça-feira, com 1.155 casos confirmados, dos quais apenas seis permanecem ativos, conforme revela o boletim do dia 16.

Números oficiais a parte, há quem diga que a calmaria da Covid 19 na cidade estaria para ser transformada em tsunami com objetivo de tentar forçar um lockdown e “sensibilizar” o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a cancelar a eleição suplementar. Em relação a isso o Ministério Público deverá ser alertado ainda nesta sexta-feira (18), pois tem gente suspeitando que números alarmantes venham ser apresentados.

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Itatiaia.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.