‘Alice’ vai ajudar TCE do Rio a encontrar irregularidades em editais

Inteligência digital é vista como ferramenta infalível

Não é raro no estado do Rio de Janeiro editais de licitações lançados pelas prefeituras levarem até dois anos para serem aprovados pelo Tribunal de Contas. Ás vezes cheios de erros, eles vão e vem, o que acaba resultando em contratações emergenciais. Este mês o TCE-RJ passou a contar com uma ferramenta e tanto, a inteligência artificial. É um sistema de análise de licitações e editais, denominado Alice, que vai otimizar a fiscalização de licitações públicas.

O sistema é composto por uma grande base de dados que é centralizada no Tribunal de Contas da União (TCU), e por uma engenhosa ferramenta de análise textual, com capacidade de “aumentar a eficiência do trabalho dos auditores na verificação das contratações públicas” no território fluminense, “facilitando a seleção daquelas que, em tese, exigirão maior atenção”.

Segundo informa o TCE-RJ, sua  base de dados de editais foi reestruturada e o módulo de controle desses documentos foi refeito e implementadas ferramentas para gerir e se conectar ao repositório mantido pelo TCU.

Diariamente informações do Sistema Integrado de Gestão Fiscal (SIGFIS) são enviadas ao Alice, que “varre” o conteúdo dos editais, através de pesquisas automatizadas inteligentes, em busca de indícios de inconsistências ou irregularidades, emitindo alertas quando encontrados. De acordo com o TCE-RJ, a ferramenta tecnológica, por exemplo, identifica uma impropriedade caso o edital permita a participação de empresas impedidas de atuar junto à administração pública ou que possuam sócios em comum em seus quadros. Os alertas são baixados e registrados em uma base de dados própria, que pode ser visualizada por meio de um painel de informações.

“As inovações e o compartilhamento de soluções tecnológicas entre os órgãos de controle são fundamentais para o aprimoramento e a maior eficácia do serviço público”, afirma o diretor-geral de Tecnologia da Informação do TCE-RJ, Lucio Pereira.

(elizeupires.com com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-RJ).

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.