Moradores de Queimados querem saber para que serve o Centro Integrado de Segurança da cidade

● Elizeu Pires

Onde funciona e para que serve o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública de Queimados? O órgão, que até a última sexta-feira (23) tinha como secretário o capitão da Polícia Militar Filipe Cardoso de Oliveira, cunhado do prefeito Glauco Kaizer, é desconhecido até por vereadores da cidade, quanto mais pelos moradores de um dos mais violentos municípios do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com algumas lideranças comunitárias locais, a sede do órgão é desconhecida, assim como suas ações. O CIOSP, entretanto, virou notícia em 16 de fevereiro, quando o prefeito nomeou o cunhado, que, segundo Glauco, foi escolhido “por sua vasta experiência e formação”.

Nepotismo – A nomeação do oficial da PM foi vista nos meios políticos locais como nepotismo, mesma situação apontada na Secretaria Municipal de Saúde, para onde a titular da Pasta, Marcelle Pires Peixoto, tinha nomeado dois primos e uma tia, que foram exonerados depois que os casos de nepotismo foram noticiados.

Críticas também foram feitas em relação às nomeações de parentes de vereadores. Um deles, Thomas Jeferson Alves, o Thomas da Padaria (PTC) conseguiu empregar a noiva, a sogra e duas tias. Se Thomas emplacou quatro parentes, o vereador Paulo Barata só arrumou uma vaga: empregou o filho dele, enquanto Rafael Foquinha (PTB) conseguiu uma nomeação para a esposa na Secretaria de Urbanismo.

Já vereador Jefferson Dias (PDT) emplacou a mulher numa assessoria especial na Secretaria de Saúde, e Cintia Batista (Avante) conseguiu colocar o marido como subsecretário adjunto de manutenção de Parques e Jardins da Secretaria do Meio Ambiente.

Alguns desses parentes de vereadores já foram exonerados.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.