‘Peruada’, felizmente, foi esforço inútil para corte de direitos e não homologação de aposentadorias de servidores em Magé

● Elizeu Pires

Ao assumir o governo em janeiro deste ano, o prefeito de Magé, Renato Cozzolino Harb (PP), deparou com servidores sem o salário de dezembro, décimo terceiro atrasado e uma longa fila de espera para aposentadoria. Assim que se anunciou quitação dos débitos com o funcionalismo, choveu “peruada”. Teve gente que não ocupa cargo algum no governo metendo o bedelho, orientando para que os comissionados e contratados não recebessem e para que o mês de dezembro fosse pago sem as eventuais gratificações e outros direitos. Nomeados e contratados não receberam, mas para desespero de um influente “peru de fora”, o salário vencido foi pago integralmente aos estatutários.

Ainda em relação a salário, janeiro e fevereiro foi de muita confusão por conta de nomeações na Secretaria Municipal de Saúde, coisa que deve gerar muita dor de cabeça para o prefeito, também por causa de “peruada”. Como a coisa vazou, o governo anunciou que faria uma auditoria para apurar se houve alguma irregularidade nas folhas de pagamento da Saúde referentes aos dois primeiros meses da atual gestão Se foi apurado alguma coisa não se sabe, já que a Prefeitura até hoje não revelou o resultado da tal auditoria.

Aposentadorias – Se conseguiu emplacar a orientação para o não pagamento aos comissionados e contratados que ficaram sem o mês de dezembro e o décimo terceiro, o influente “peru de fora”, foi ignorado no caso das aposentadorias, pois o dedicado secretário de Administração, Jocelino Alves Cabral, botou a fila para andar, e o prefeito já assinou 136 processos.

Outra iniciativa que deve ter irritado muito o influente “peru de fora”, é sanção de um projeto de lei de autoria do Executivo, instituindo o adicional por qualificação para todos os servidores concursados que tiverem graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Segundo dados da Secretaria de Administração, entre os 136 servidores aposentados este ano tinha funcionário que estavam na fila há dez anos. Ainda de acordo com a secretaria, há outros 105 processos de aposentadoria em tramitação desde 2016.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.