OS que estaria de olho em hospital que será reaberto em Nova Iguaçu volta a deixar médicos de UPA sem salário

● Elizeu Pires

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nenhuma organização social contratada para gerir hospitais e Unidades de Pronto Atendimento 24h está com recebimentos em atraso, mas, ao que parece, os responsáveis pela Associação Mahatma Ghandhi, que administra a UPA 24h do bairro Botafogo, em Nova Iguaçu, não sabe disso, pois continua alegando atrasos para não cumprir com seus compromissos financeiros. Ontem (22), por exemplo, teve médico que precisou pedir dinheiro emprestado, pois não tinha nem o suficiente para abastecer o carro.

Apesar de ser alvo de investigações do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro desde o ano passado, por conta de irregularidade no processo licitatório através do qual foi escolhida para gerir o Instituto Estadual do Cérebro, a Organização Social Associação Mahatma Gandhi continua com vários contratos com o governo fluminense, para desespero do pessoal que presta serviços à rede de saúde através dela, que não recebe salários em dia nem tem os direitos trabalhistas garantidos.

Essa não é a primeira vez que  médicos e funcionários de apoio da UPA 24h do bairro Botafogo, reclamam de pagamentos atrasados. Em agosto as queixas eram de que eles estavam há dois meses sem salários, débito que, em alguns casos, foi parcelado, segundo informam alguns profissionais.

Um dos alvos da CPI da Pandemia, em 2020 a Organização Social Associação Mahatma Ghandi foi citada também em investigação do Ministério Público, que apontou irregularidades na licitação para administrar o Instituto Estadual do Cérebro vencida pela instituição, que foi favorecida pela desclassificação de uma concorrente que apresentou proposta cobrando R$ 10 milhões a menos.

Pelo que foi apurado pelo Ministério Público, a Organização Social Pró-Saúde ficou em primeiro lugar, mas acabou desclassificada porque o governo do estado exigiu um documento que não é mais necessário, o Certificado de Registro Cadastral.

*O espaço está aberto para manifestação da Associação Mahatma Ghandi .

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.